João Pessoa, Destino Paraíba, Litoral Sul, Sousa e Areia | 12/11/2021

- Foto: Foto: Teresa Duarte

tags: João Pessoa , Destino Paraíba , Litoral Sul , Sousa , Areia

por Teresa Duarte*

João Pessoa (Foto: Teresa Duarte)

O Hotel Globo, localizado no Centro Histórico da Capital, está com duas exposições realizadas pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Uma delas é a 1ª Expo ‘Artes Pretas’, que reúne obras de 12 artistas pretos e pretas. A outra é a I Mostra Educacional Popular de Arte, que acontece em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e traz relatos de experiências da rede municipal de ensino durante a pandemia da Covid-19. A visitação vai até 30 de novembro, todos os dias, das 8h às 17h.

Destino Paraíba

A Paraíba comemora o resultado da participação do Destino Paraíba na 33ª edição do Festival Internacional de Turismo de Gramado, retornando com a agenda lotada de ações e parcerias que foram iniciadas junto ao trade durante a feira. Também foi fechada a participação da Paraíba em dois grandes eventos de Turismo, um em Porto Alegre e outro em Balneário Camboriú (SC). O estande da Paraíba esteve movimentado durante os dois dias de Festuris. Mais de mil agentes de viagens foram buscar informações sobre os roteiros que podem ser feitos pelo Estado, tanto no litoral como no interior.

Sousa

Começo ontem e vai até o próximo domingo, na cidade de Sousa, a 5ª edição do Festissauro – Festival de Cinema do Vale dos Dinossauros, um dos festivais cinematográficos mais importantes do interior da Paraíba. As exibições e debates gratuitos acontecerão no Cinema Municipal do Centro Cultural Professora Dodora, com

todos os cuidados e protocolos de biossegurança contra a covid-19. Os destaques desta edição ficam por conta de mais de 40 filmes distribuídos em mostras competitivas (nacional e regional) e convidados. Há filmes de todos os gêneros e para todos públicos, inclusive infantil e para pessoas com deficiência. No local do evento, também será realizado exposição de arte, oficinas e debates. O Festssauro prestará uma homenagem in memoriam ao poeta, artista plástico, ambientalista e contador de histórias Robson Araújo Marques, conhecido como “O Velho do Rio”, que dedicou 45 anos de trabalho aos cuidados às pegadas de dinossauros localizadas no Monumento Natural Vale dos Dinossauros, em Sousa.

Litoral Sul (Foto Teresa Duarte).jpg

Litoral Sul (Foto: Teresa Duarte)

Os vereadores de Conde, representantes da prefeitura, empresários e entidades da sociedade civil participam, ontem (11), na Câmara Municipal, de uma audiência pública para debater alterações na lei municipal que regulamenta ocupação do solo, na área urbana e das praias do Litoral Sul do estado. De acordo com o secretário de Planejamento de Conde, Márcio Simões, o objetivo das mudanças propostas pela prefeitura, e que serão discutidas pelos vereadores, é garantir que sejam implementados novos empreendimentos, gerando emprego e renda. A lei atual, de 2018, com restrições para construções, gera grandes perdas e fez com que a cidade deixasse de aproveitar o avanço do setor imobiliário, principalmente em áreas de praia, que são mais valorizadas.

Areia (Foto Teresa Duarte).JPG

Areia (Foto: Teresa Duarte)

Para celebrar o período natalino repleto de luz e esperança a Atura – Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia-PB, realiza o Natal Rural Iluminado. Os empreendimentos associados vão realizar, a partir do dia 26 de novembro e durante o mês de dezembro, uma extensa programação com foco no tema rural. A abertura do Natal Rural Iluminado será feita com uma Carreata de Mamãe Noel, Papai Noel e Noeletes, que visitarão os engenhos e empreendimentos participantes. Todo fim de semana, até o fim de dezembro, haverá o desfile da família. Noel. Também haverá, nos engenhos, degustação de cachaças premiadas, petiscos e frios. Entre as atrações, cantores de Areia e a orquestra Vó Maria. Todo fim de semana, até o fim de dezembro, haverá o desfile da família Noel. A abertura do Natal Rural Iluminado será no dia 26 próximo, com uma carreata de Mamãe Noel, Papai Noel e os Elphos que visitarão os empreendimentos participantes.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 12 de novembro de 2021.