João Pessoa, Destino Paraíba, Serraria, Campina Grande e Baía da Traição | 05/11/2021

publicado: 05/11/2021 09h34, última modificação: 05/11/2021 09h34
João Pessoa (Foto Teresa Duarte).JPG

por Teresa Duarte*

João Pessoa

A prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa (Sejer), deu início na última quarta-feira (03), ao período de inscrições da Corrida Natal dos Sentimentos, que será realizada no dia 11 de dezembro. O percurso será de 8km e a largada está prevista para às 20h, do Parque Solon de Lucena (Lagoa), e a chegada no Busto de Tamandaré, em Tambaú. Os interessados em participar da Corrida Natal dos Sentimentos devem se inscrever via internet e pagar uma taxa no valor de R$50. No ato de retirada do kit, o participante precisa também fazer a doação de um brinquedo.

Destino Paraíba

Começou ontem (04), em Gramado (RS), a 33ª edição do Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado). O Destino Paraíba vai participar da feira em um estande próprio, pelo segundo ano consecutivo, e, segundo Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a expectativa é muito grande, superando o evento promovido no ano passado. “Em 2020 o evento foi excepcional, com os agentes de viagens muito interessados em conhecer a Paraíba, tendo em vista a perspectiva de reabertura do turismo e da tendência das viagens de proximidade, dentro do Brasil”.

Serraria (Foto Teresa Duarte).JPG

Serraria

A Camucá Companhia de teatro, criado em 2017 pelo ator, dançarino, coreógrafo e diretor de teatro, Renilson Targino, está desenvolvendo um trabalho em parceria com O Engenho Baixa Verde, chamada “Visita Teatralizada- uma Viagem no Tempo”, cuja proposta é criar um ambiente onde a história se mistura com a emoção. De maneira imersiva, sendo conduzido por um mestre de cerimonias, o visitante poderá se aproximar do conhecimento histórico do engenho, que passou pelo período auge como produtor de café e, depois, de cachaça e rapadura. E esse conhecimento é trazido por personagens do passado, vivenciados por atores da Companhia que em uma encenação revela alguns detalhes dos tempos antigos, da roupas e do comportamento da primeira família proprietária. A visita Teatralizada é realizada todos os sábados e pode ser feita por agendamento prévio pelo contato do Instagram do @engenhobaixaverde. Após a Visita é oferecido um lanche com inúmeras delícias para os visitantes, contendo degustação de Cachaça, bolo com cachaça, sorvete com cachaça, frutas, café, água, biscoitos e bolachas, queijo de coalho fabricado no próprio engenho e mel de engenho.

Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande está preparando um Natal Iluminado inesquecível, que será iniciado neste mês de novembro e vai até o dia 06 de janeiro próximo. Serão 14 polos com atrações diversificadas, resgatando a cultura e a tradição, sendo sete fixos e sete itinerantes. Todos receberão orquestras, corais, cantatas natalinas, pastoris, espetáculos de dança, quintetos musicais, fanfarras, encenações, caravanas natalinas, artistas de teatro mambembe, artistas circenses, apresentações solos, duos e trios que juntos promoverão grandes shows natalinos. Toda a programação cultural acontecerá no Monumento “Os Pioneiros da Borborema” (no Açude Velho), Museu Digital do Sesi, Museu de Arte Popular da Paraíba, Teatro Municipal Severino Cabral, Vila do Artesão, Sede da STTP, Praça da Bandeira, Distrito de Galante, Feira Central, Distrito de São José da Mata, Gabinete do Prefeito, Distrito de Catolé de Boa Vista e Complexo Habitacional Aluízio Campos.

Baía da Traição (Foto Teresa Duarte).jpg

Baía da Traição

As ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, localizada na aldeia indígena Potiguara de São Miguel no município de Baía da Traição. As ruínas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) em 1980. Existem duas versões sobre a construção do templo. Em uma das versões, ela foi construída pelos padres da Companhia de Jesus no início do século XVIII, a fim de dar assistência aos indígenas e aos soldados do fortim existente na Baía da Traição. Passou à condição de Matriz quando foi criada a Freguesia de São Miguel da Baía da Traição embora sua construção tenha permanecido inconclusa. A outra versão se afirma que sua construção é atribuída aos holandeses calvinistas, com data de início em 1701 e sendo criada a Freguesia de São Miguel da Baía da Traição em 1762. Ela é uma construção jesuítica com características barrocas, medindo 26,40m de comprimento por 10,40m de largura. Supõe-se que a igreja não foi concluída devido à saída dos missionários jesuítas do local.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 05 de novembro de 2021.