João Pessoa, Dona Inês, Distritos Campina Grande, Brasil Mostra Brasil e Areia | 20/05/2022

publicado: 20/05/2022 10h04, última modificação: 20/05/2022 10h04
João Pessoa (Foto Teresa Duarte).JPG

por Teresa Duarte*

João Pessoa (Foto Teresa Duarte)

A programação do São João Multicultural de João Pessoa, será iniciada no dia 21 e segue até o dia 24 de junho próximo, no Parque Solón de Lucena (Lagoa). Dentre os nomes confirmados, estão Elba Ramalho e Matheus Fernandes. A cantora Elba Ramalho comanda a noite de abertura, e também Ranniery Gomes, Banda Encantus e Swing Nordestino. Na noite de São João, dia 23 de junho, o cantor Matheus Fernandes, a banda Brasas do Forró, João Lima e Os Filhos do Forró fazem a festa. Na noite de 24 de junho, as atrações confirmadas são Nando Cordel, Mara Pavanelly, Israell Muniz e Fabrício Rodrigues. No dia 24, o evento terá também uma programação voltada para as crianças, a partir das 16h, com Laís Menezes e Clarinha e convidados. Além disso, trios pé-de-serra estarão levando forró aos principais pontos do Centro Histórico, Busto de Tamandaré e Centro Cultural de Mangabeira.

Dona Inês

Neste final de semana Dona Inês será palco para os jeeps e 4x4 da região. Amanhã (21) será realizado um passeio de Jeep pelos pontos turísticos de Dona Inês, a exemplo da Pedra do Campinado, Estação Pluviométrica, cachoeira do letreiro e outros pontos, encerrando a programação da manhã com um almoço delicioso no restaurante da Célia. Ao final do dia, a programação será encerrada com o happy hour no Bar da Cicera, acompanhado por um grupo do autêntico pé de serra. No domingo (22) a programação fica por conta de uma competição com diversas categorias e premiação em dinheiro do 1° ao 5° lugar em cada categoria.

Distritos Campina Grande (Foto: Teresa Duarte)

As datas dos festejos juninos nos distritos de Galante e São José da Mata, em Campina Grande, foram definidas e divulgadas. Os dois locais são um braço da festa que ocorre no Parque do Povo, e bastante visitados pelos forrozeiros para curtir o evento durante o dia, com música mais autêntica. Além dos shows, quadrilhas e grupos de dança estarão se apresentando. Em Galante, a festa vai acontecer durante oito finais de semana seguidos. O São João do distrito acontecerá nos dias 18, 19, 23, 24, 25, 26 de junho, e 2 e 3 de julho. O evento na cidade também é marcado pela locomotiva do forró, mas a Prefeitura informou que ainda não sabe se esse ano ele vai acontecer, tendo em vista as condições precárias da ferrovia que liga Campina Grande a Galante. Já no distrito de São José da Mata, localizado às margens da Br-230, saída para o Sertão do Estado, a festa acontece nos dias 23, 24, 25, 26, 29 e 30 de junho. Os shows estão marcados para acontecer sempre a partir das 20h.

Brasil Mostra Brasil

A 26ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil foi lançada na última quarta-feira (18), durante um almoço corporativo para convidados representantes da imprensa e parceiros. A Multifeira vai acontecer em João Pessoa de 08 a 17 de julho no Centro de Convenções da Capital. Durante os 10 dias, a expectativa é de que mais de 100 mil pessoas visitem o evento multisetorial. Em Natal-RN, a BMB será de 01 a 09 de outubro e, desta vez, de volta ao Centro de Convenções da cidade.

Areia (Foto Teresa Duarte)

Na última quarta-feira (18) foi comemorado o Dia Nacional do Museu, e nós estamos na 20ª Semana Nacional de Museus, encabeçada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), cujo tema é “O Poder dos Museus”. E para comemorar a data, nós não podemos deixar de falar sobre os museus instalado no município de Areia, região do brejo paraibano, que é berço do pintor Pedro Américo e tem seu centro histórico tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2006. Areia é muito conhecido por suas riquezas culturais, particularmente o Museu de Pedro Américo, Museu da Rapadura e o Museu Regional de Areia (Mura), todos muito bem conservados e abertos diariamente a visitação.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 20 de maio de 2022.