João Pessoa
O Jardim Botânico de João Pessoa, antes conhecido como Mata do Buraquinho, está localizado na Mata do Buraquinho, considerada um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do país. Com 343 hectares, o Jardim Botânico é uma unidade de Conservação de Proteção Integral, classificada como Refúgio de Vida Silvestre (RVS) e conta com 12 trilhas. Durante os passeios, os visitantes conhecem um pouco sobre a flora da Mata Atlântica e da Mata do Buraquinho. As trilhas, que acontecem diariamente, são realizadas pela manhã e tarde, às 9h e às 14h. Para fazer a atividade, é obrigatório usar calça comprida e sapato fechado.
Festa das Neves
A Festa das Neves 2023, evento que comemora 438 anos da cidade de João Pessoa, começa no dia 27 de julho e termina no dia 5 de agosto. O evento religioso promoverá momentos de devoção, celebrações litúrgicas e shows religiosos. A novidade na programação religiosa é que haverá missas itinerantes, iniciadas no último dia 19, e que vai se realizar durante nove dias em vários locais da cidade, com a presença da imagem de Nossa Senhora das Neves. A solenidade de abertura oficial da programação religiosa será na próxima quinta-feira(27), às 8h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em que acontecerá o hasteamento das bandeiras e a benção inaugural do relógio, marcando o início das festividades. Na primeira noite a missa será presidida, às 18h30, pelo Padre Adriano Silva, no Parque da Lagoa.
Matinhas
A programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2023, será encerrada no próximo domingo (23), município paraibano de Matinhas. Conhecida como a “terra da laranja”, o município, distante 135 quilômetros de João Pessoa, foi a terceira cidade do Brejo a receber a 18ª edição da Rota Cultural Caminhos do Frio. A Rota Cultural Caminhos do Frio 2023, vai passar pelos municípios de Areia (03 a 09 de julho), seguindo para os municípios de Pilões (10 a 16 de julho), Matinhas (17 a 23 de julho), Solânea (24 a 30 de julho), Serraria (31 de julho a 06 de agosto), Borborema (07 de Agosto a 13 de agosto), Remígio (14 de agosto a 20 de agosto), Bananeiras (21 de agosto a 27 de agosto). Alagoa Grande (28 de agosto a 03 de setembro), encerrando em Alagoa Nova (04 de setembro a 10 de Setembro).
Arquivo Histórico
Uma visita ao Arquivo Histórico Waldemar Bispo Duarte, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, permite um passeio ao passado através de documentos que contam a história da Paraíba. O acervo abrange cerca de 388 mil arquivos
do período colonial, imperial e de alguns governadores. Os mais antigos são as sesmarias, com data de 1704. Qualquer pessoa pode ter acesso ao Arquivo, que funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira e sem pausa para o almoço. Alguns cuidados são necessários para acessar e manusear os papéis, como usar luvas, aventais e protetor facial, que são disponibilizados.
Solânea
Com uma população de 26.774 habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Solânea é marcado pela religiosidade de seu povo. Lá foi erguido o Santuário de Santa Fé, memorial idealizado pelo padre José Antônio Maria Ibiapina, servidor cristão dedicado à caridade e que também teve os restos mortais recolhidos na cidade. A fé também abre espaço para um povo hospitaleiro e alegre, que comemora cada fase do ano com muita animação. Um desses momentos festivos é a Rota Cultural Caminhos do Frio, evento que chega ao município na próxima segunda-feira (24) e vai até o domingo (30). A estimativa é que 30 mil pessoas aproveitem a programação.
*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 21 de julho de 2023.