João Pessoa, Festa de Nossa Senhora da Penha, Areia, Queimadas e Bananeiras | 26/11/2021

publicado: 26/11/2021 08h00, última modificação: 20/01/2022 09h15
João Pessoa (Foto Teresa Duarte).jpg

por Teresa Duarte*

João Pessoa (Foto: Teresa Duarte)

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, conquistou o importante título de Posto Avançado da Reserva Biosfera da Mata Atlântica (PARBMA). O evento aconteceu em Fortaleza, na última segunda-feira (22), onde foram apresentados e defendidos os trabalhos de pesquisa e de educação ambiental realizados na Bica. A função de um PARBMA é desenvolver projetos de preservação desse bioma, que envolvam pesquisa e educação ambiental. Com o título, o Parque Arruda Câmara conquista o reconhecimento que possui um conjunto de porções de ecossistemas terrestres remanescentes de Mata Atlântica e que contribui para a conservação da biodiversidade, pesquisa e promoção do desenvolvimento sustentável e à educação ambiental.

Festa de Nossa Senhora da Penha

A edição de 2021 da 25ª Festa de Nossa Senhora da Penha terá uma série de atividades até o hoje e dentro da programação haverá novena e missas em agradecimento às entidades que se destacaram durante o período de pandemia. Ás celebrações da festa neste ano, em razão da pandemia da covid-19, não haverá a tradicional Romaria de Nossa Senhora da Penha. Amanhã (27), haverá uma missa campal e, no domingo (28), ocorrerão missas às 7h, 9h, 11h, 15h e 17h.

Areia (Foto Teresa Duarte).JPG

Areia (Foto: Teresa Duarte)

A Feira de Plantas Ornamentais, artesanato e culinária local no município de Areia, no Brejo paraibano, acontece hoje e amanhã. A cidade, no topo da Serra da Borborema, a 618 metros de altitude, terá na Praça Central, em frente ao histórico Casarão José Rufino, exposição e venda da produção de flores, plantas ornamentais, chás, cultivados pelos produtores da região do Brejo paraibano. A feira inicia hoje às 18h e recebe o público até às 22h. Na abertura, o cantor e baixista local, Pequeno Bass, fará uma apresentação com músicas ao estilo MPB, a partir das 19h. Amanhã, a partir das 7h da manhã os expositores já estarão dispostos e às 19h, Jessyka Neves, cantora também da região apresenta seu repertório de música Pop. A feira encerra às 22h. Essa atividade é uma promoção da ação de fomento ao Arranjo Produtivo Local, APL das Flores executado pela Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEC&T), com a parceria da Prefeitura Municipal de Areia e dos integrantes que formam o Ecossistema Flores na Paraíba. Une os esforços da SEC&T, dos produtores e tem a fundamentação baseada no projeto de pós-doutorado de Laís Barreto, bolsista de ciência e pesquisa pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) da UFPB.

Queimadas

A cidade de Queimadas lançou um dos roteiros mais emblemáticos para os praticantes de ciclismo de aventura na Paraíba: o Circuito de Cicloturismo Cidade das Pedras. O novo produto é exclusivo, pois todos os 155 km de extensão estão situados dentro do território do município, representando a maior rota de duas rodas do Nordeste. O Circuito de Cicloturismo envolve 17 empreendedores diretos dos setores da alimentação e hospedagem, que oferecem serviços e dão suporte logístico para os grupos de bike que passam pelo município. O Circuito de Cicloturismo foi criado pela prefeitura municipal por meio de uma consultoria assinada da empresa Rebelk Consultoria de Turismo. O pedal é feito com 98% do percurso em área rural e contempla os principais atrativos turísticos naturais, culturais e gastronômicos de Queimadas, a exemplo da Pedra do Bico, Pedra da Jaca, Itacoatiaras dos Macacos, Centro Cultural Philus Haus, entre outros.

Bananeiras (Foto Teresa Duarte).JPG

Bananeiras (Foto: Teresa Duarte)

O município de Bananeiras, região do Brejo, conta com um produto turístico maravilhoso. Trata-se do Pesque Parque Jardim, ambiente aconchegante e muito relaxante, onde o turista pode descansar em rede muito bem instalada a beira do lago, curtir a pescaria e, depois degustar um delicioso churrasco da Tilápia. Isso mesmo pessoal, o seu peixe pescado também poderá ser frito na hora para petisco ou almoço. O Pesque e Parque Jardim, contará com equipamentos de turismo de aventura, a exemplo de tirolesa e parede de escalada.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 26 de novembro de 2021.