Notícias

João Pessoa, Forte Velho, Baía da Traição e Areia | 03.01.2025

publicado: 03/01/2025 09h06, última modificação: 03/01/2025 09h06

por Teresa Duarte*


Costa das Falésias

Com a chegada do verão, cresce o número de turistas nas praias da Costa das Falésias, Litoral Sul da Paraíba, e o município de Conde é um forte atrativo para quem gosta de se banhar em águas cristalinas, apreciar a boa culinária e conferir produtos culturais regionais — que incluem as diversas vivências de aldeias indígenas tabajara e das comunidades quilombolas do Ipiranga e do Gurugi. As praias de Barra de Gramame, Jacumã, Carapibus e Tambaba são alguns dos encantadores pontos turísticos da orla condense. 

Fotos: Teresa Duarte

João Pessoa

Uma das atrações especiais de João Pessoa, neste verão, é o Aquário Paraíba, destino que combina entretenimento, educação ambiental e contato com a biodiversidade. Trata-se de um convite para explorar as maravilhas da vida marinha e da fauna terrestre de forma interativa e inesquecível. O Espaço das Aves, um dos mais recentes anexos do complexo, é o grande destaque desta temporada: com 11 recintos cuidadosamente projetados, a área abriga cerca de 30 espécies diferentes. O Aquário Paraíba fica na Rua das Lagostas, no 140, na Praia do Seixas, e recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos on-line ou na bilheteria do local.

Forte Velho 

Forte Velho, distrito de Santa Rita, vem despontando no turismo local com a instalação de pousadas, bares e restaurantes de comidas típicas. Ele fica às margens do Rio Paraíba e pode ser acessado por meio da BR-101, passando por Santa Rita e seguindo por uma estrada cercada por canaviais e resquícios de Mata Atlântica. Há também a opção de viajar de ônibus, a partir de Santa Rita, ou, ainda, de barco, partindo da Praia do Jacaré, em Cabedelo — alternativa que inclui um belo passeio pelo Rio Paraíba.

Fotos: Teresa Duarte

Baía da Traição

Para quem quiser conhecer um pouco da cultura dos povos indígenas, o lugar certo é a Aldeia do Tambá, em Baía da Traição, no Litoral Norte. É lá que tradições locais permanecem vivas na produção do beiju, da tapioca e do cuscuz feito com massa de mandioca no fogo a lenha. O lugar tem se tornado um ponto turístico bastante visitado, especialmente depois que Angelina Fideles da Silva montou a conhecida Barraca da Angelina, há sete anos, inovando a gastronomia indígena com novos sabores. Vale a pena conhecer.

Areia

No município de Areia, na região do Brejo, um modelo de hospedagem diferenciado vem ganhando espaço. Trata-se da hospedagem afetiva, em que o proprietário reside no local e recebe os hóspedes em sua própria casa, como se fossem pessoas de sua família. A Casa de Ana acomoda até 12 pessoas muito bem-instaladas em seus aposentos. O lugar é bastante arborizado e cheio de placas com frases de motivação, que dão uma sensação de conforto e tranquilidade. A proprietária, Ana Paula, conta que a ideia de abrir a hospedaria surgiu em um momento complicado de sua vida, quando ela se sentia muito sozinha.

Fotos: Teresa Duarte

*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de janeiro de 2025.