João Pessoa, Fortuvale, Baía da Traição, Pilões e Araruna | 04/02/2021

publicado: 10/02/2022 09h17, última modificação: 10/02/2022 09h17
João Pessoa (Foto Teresa Duarte).jpg

por Teresa Duarte*

João Pessoa (Foto Teresa Duarte)

Para quem quer ter uma relação mais próxima e entender mais sobre os animais, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) desenvolve um projeto educativo de Interação Animal. É através dele que os visitantes conhecem mais sobre aves, mamíferos e répteis, tendo inclusive a possibilidade de tocar alguns deles. A visita, que funciona às quartas e sextas-feiras, trabalha atividades específicas como questionários e palestras com foco na educação, tão necessária para a preservação das espécies.

Fortuvale

A cerimônia de posse da nova diretoria do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Vale do Paraíba (Fortuvale) para o biênio 2022-2023 será realizada hoje (04), no auditório do Cinema Santo Antônio, em Itatuba, a partir das 8h. Serão empossados a presidente eleita Ivânia Miranda e o vice-presidente eleito Ronaldo Andrade Filho, além dos secretários e tesoureiros que compõem a chapa vencedora. O Fortuvale é composto por dez cidades (Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Juripiranga, Mogeiro, Natuba, Pilar, Salgado de São Félix, Umbuzeiro e Itatuba). Cada município tem sua potencialidade turística-cultural e conta com uma variedade de pontos de visitação para a prática do turismo ecológico e sustentável, cujos roteiros são elaborados em parceria com condutores e guias turísticos especializados, entidades como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), por exemplo, além da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Baía da Traição

Quem quiser conhecer um pouco da cultura indígena o lugar certo é a Aldeia do Tambar, no município da Baía da Traição, no litoral Norte. É lá que permanece vivo o resgate a cultura na produção do beiju, tapioca e do cuscuz feito com a massa de mandioca no fogo a lenha, que tornou-se um ponto turístico bastante visitado. Tudo isso já vem acontecendo há sete anos, quando Angelina Fideles da Silva, colocou a conhecida Barraca da Angelina, inovando a gastronomia indígena com novos sabores. Vale a pena degustar.

Foto: Teresa Duarte

Pilões

Pertinho da Vila Pau D'arco, zona rural de Pilões, a família Targino abriu as portas para o turismo e oferece o turismo de experiência para quem visita. Com produção artesanal de licores, passeio na Fazendinha Targino's e colheitas de frutas, o patriota da família, senta com os visitantes e faz uma contação de história da família. O pôr do sol é algo encantador no local, ele conta com a vista de 360°, e é apreciado com um clima ameno de 19° acompanhado com mesa de frios e um delicioso vinho ou café. Tudo por agendamento através dos fones: 83- 998448928.

Araruna

Com o objetivo de potencializar cada vez mais o turismo na cidade e região, o prefeito Vital Costa se reuniu com auxiliares para traçar assuntos para o lançamento do Plano Municipal de Turismo, onde será apresentado todo potencial turístico da cidade. O plano, será lançado no dia 26 de março próximo. Araruna está localizado na microrregião do Curimataú Oriental e na Mesorregião do Agreste Paraibano e está distante 165 quilômetros de João Pessoa, capital paraibana. A cidade é um importante destino turístico que atrai visitantes do Brasil e do exterior.

Foto: Teresa Duarte

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 04 de fevereiro de 2022.