João Pessoa, Galante, Serraria e mais | 04/03/2022

- Foto: Foto: Teresa Duarte

tags: João Pessoa , Galante , Serraria

por Teresa Duarte*

João Pessoa (Teresa Duarte)

A cidade de João Pessoa, onde o sol nasce primeiro nas Américas, é o lugar perfeito para aproveitar as férias. Todos os anos, a terceira capital mais antiga do Brasil atrai milhares de turistas, que vêm conhecer o rico Centro Histórico e se encantar com as belas praias de águas mornas. Por isso, a Prefeitura disponibiliza um site com diversos serviços e as principais informações sobre a capital paraibana. O que fazer, onde comer e onde ficar. Todas essas informações e muito mais, os turistas e pessoenses podem acessar no https://turismo.joaopessoa.pb.gov.br/. Nele, as pessoas podem obter informações sobre lugares, como as piscinas naturais do Seixas, Picãozinho, Caribessa, praias urbanas como Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa, além dos parques, praças e monumentos históricos a exemplo do Centro Cultural São Francisco, construído em 1589, que se destaca pela arquitetura barroca ou a Basílica de Nossa Senhora das Neves, construída em 1586.

Rede Hoteleira

A presidente da PB-TUR, Ruth Avelino, fazendo um balanço sobre o carnaval em João Pessoa, disse que rede hoteleira teve um excelente desempenho atingindo uma taxa de ocupação média de 82 a 85 por cento e os restaurantes trabalharam com ótima frequência durante o período carnavalesco,

Galante.JPG

Galante (Foto Teresa Duarte)

A Paraíba vem despontando no cenário nacional em produtos do turismo rural. A Casa de Cumpade, por exemplo, complexo situado na Fazenda Olho D´Água, Distrito de Galante em Campina Grande, teve o seu reconhecimento pelo Idestur - Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural como o 1º Produto Turístico Rural do Brasil e agora, além do Restaurante Rural Casa de Cumpade, Arraiá de Cumpade e o evento gastronômico Degustando o Brasil, a partir do próximo dia 13, estará de volta com pesque e pague, pôneis e visita a fazendinha com passeios de charrete e cavalgada para toda família. Informações: 9 8621-9936

Mapa do Turismo Brasileiro

Fortalecer e valorizar a cadeia produtiva do turismo no Cariri paraibano, divulgando os atrativos e as belezas da região para todo o país. Esse é o objetivo de diversos empresários e instituições, entre elas o Sebrae Paraíba, que se uniram para cadastrar os municípios da região no Mapa do Turismo Brasileiro que, entre outras funções, é o instrumento utilizado pelo governo federal para orientar a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas para o setor.  De acordo com a gerente regional do Sebrae Paraíba no Cariri, Madalena Arruda, desde o ano passado a instituição está realizando diversas ações voltadas para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, especialmente através da Rota Cariri Cultural, que surgiu durante uma capacitação do Sebrae e hoje contribui para a divulgação do potencial turístico da região.

Serraria.JPG

Serraria (Foto Teresa Duarte)

A Camucá Companhia de teatro, criado em 2017 pelo ator, dançarino, coreógrafo e diretor de teatro,RenilsonTargino, está desenvolvendo um trabalho em parceria com O Engenho Baixa Verde, chamada “Visita Teatralizada- uma Viagem no Tempo”, cuja proposta é criar um ambiente onde a história se mistura com a emoção. De maneira imersiva, sendo conduzido por um mestre de cerimonias, o visitante poderá se aproximar do conhecimento histórico do engenho, que passou pelo período auge como produtor de café e, depois, de cachaça e rapadura. E esse conhecimento é trazido por personagens do passado, vivenciados por atores da Companhia que em uma encenação revela alguns detalhes dos tempos antigos, da roupas e do comportamento da primeira família proprietária. A visita Teatralizada é realizada todos os sábados e pode ser feita por agendamento prévio pelo contato do Instagram do @engenhobaixaverde. Após a Visita é oferecido um lanche com inúmeras delícias para os visitantes, contendo degustação de Cachaça, bolo com cachaça, sorvete com cachaça, frutas, café, água, biscoitos e bolachas, queijo de coalho fabricado no próprio engenho e mel de engenho.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 4 de março de 2022.