Notícias

Turismo

João Pessoa I, João Pessoa II, Areia, Bananeiras, Maturéia | 27.10.2023

publicado: 27/10/2023 11h33, última modificação: 27/10/2023 11h33
João Pessoa I (Foto Teresa duarte).JPG

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa I

A cidade de João Pessoa, onde o sol nasce primeiro nas Américas, é o lugar perfeito para aproveitar as férias. Todos os anos, a terceira capital mais antiga do Brasil atrai milhares de turistas, que vêm conhecer o rico Centro Histórico e se encantar com as belas praias de águas mornas. Por isso, a Prefeitura disponibiliza um site com diversos serviços e as principais informações sobre a capital paraibana. O que fazer, onde comer e onde ficar. Todas essas informações e muito mais, os turistas e pessoenses podem acessar no https://turismo.joaopessoa.pb.gov.br/. Nele, as pessoas podem obter informações sobre lugares, como as piscinas naturais do Seixas, Picãozinho, Caribessa, praias urbanas como Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa, além dos parques, praças e monumentos históricos a exemplo do Centro Cultural São Francisco, construído em 1589, que se destaca pela arquitetura barroca ou a Basílica de Nossa Senhora das Neves, construída em 1586.

João Pessoa II

Empreendedores e profissionais do trade turístico paraibano participaram, na última quarta-feira (25), do workshop “Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”, uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - PB), com apoio institucional da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde). O objetivo foi contribuir para que os destinos turísticos paraibanos se tornem mais competitivos e qualifiquem suas experiências para o turismo internacional.

Areia (Foto Teresa Duarte).jpg

Areia

O município de Areia, região do Brejo paraibano, desponta no turismo rural com diversos atrativos. Agora, o turista que for ao município vai poder vivenciar a mistura de história, cachaça e chocolate, já que, o Engenho Triunfo, um dos principais pontos turístico da região, produto de muito trabalho, determinação e organização dos proprietários Antônio Augusto e Maria Júlia Baracho, investiram também na produção do chocolate ao turismo rural. Agora, os visitantes, além de conhecer a produção da cachaça com um guia que apresenta todo o processo de fabricação, desde a plantação da cana até o produto final, apreciam as flores, lojinhas, lago com pedalinhos, tirolesa e a fábrica de chocolates do o Engenho Cacau. Com o lema “mais cacau e menos açúcar”, o novo espeço do Engenho Triunfo produz o chocolate de qualidade onde é utilizado 45% de cacau ao leite até 80% do cacau. A qualidade do produto é fruto de empenho e dedicação da Juliana Viega de Albuquerque Baracho,

Bananeiras

O município de Bananeiras será palco hoje e amanhã, do Oktoberfest, considerado o maior evento cervejeiro do brejo paraibano. A segunda edição vai contar com a participação de quatro renomadas cervejarias paraibanas e uma pernambucana, que serão responsáveis por oferecer vinte e cinco cervejas artesanais em mais de dez estilos diferentes. O encontro acontecerá no engenho da Reserva da Moenda. De acordo com o realizador e diretor do Oktoberfest, Syon Dantas, o evento tem como principal objetivo disseminar a tradicional festa alemã, que já é sucesso em todo o Brasil, sem esquecer de oferecer ao público alguns dos elementos presentes na cultura local.

Maturéia

Se você gosta da engenharia dos antigos casarões do Nordeste, pode vivenciar uma época remota no Casarão do Jabre – Pousada, Restaurante e Museu. Um belíssimo e bem conservado casarão abriga a pousada e um restaurante com comidas típicas da região feitas no forno a lenha trazendo aquele saudoso sabor tradicional do feijão verde, macaxeira, bode guisado, galinha e de sobremesa, doces caseiros com queijo coalho. O Casarão do Jabre possui 11 apartamentos com instalações de casas rústicas, um redário que dá ao hóspede toda a visão do Pico do Jabre, área para acampamento, um espaço bem projetado para observação estrelar, além do museu composto por relíquias que revelam a história de luta e perseverança da família Dantas.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 27 de outubro de 2023.