João Pessoa, João Pessoa II, Arraiá do Interior, Sousa, Itatuba | 26/05/2023

Foto: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa

A Expo Turismo Paraíba, um dos maiores eventos do setor, foi iniciada ontem (25) e se realizará até amanhã (27), no Centro de Convenções da Paraíba, que traz também em sua programação o Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo da Paraíba (FOMTUR-PB). No evento, consta debates sobre diversos temas relacionados ao setor de turismo na Paraíba, como questões estratégicas de planejamento e gestão, bem como temas mais específicos, como marketing, tecnologia, sustentabilidade e tendências do mercado. A Expo Turismo Paraíba é uma ação colaborativa do Sebrae Paraíba com o Governo do Estado (SETDE e PBTUR) Fecomércio/ Senac/ Sesc, Convention Bureau João Pessoa, ABIH/PB, ABAV/PB, SEHA/PB e SETUR/JPA.

João Pessoa II

O novo momento do turismo na Paraíba vai estar representado no estande do Destino Paraíba na Expo Turismo 2023 que vai ter mais de 50 m². Com um layout trazendo tecnologia e artesanato, a ideia do estande é atrair os participantes e visitantes da feira para que conheçam o Destino. “Um painel de LED vai trazer imagens de nossos atrativos, um mergulho que vai além do sol e mar, mas interioriza nossas riquezas em todas regiões”, define Ferdinando Lucena, Diretor Presidente da PBTUR. Segundo a secretária do turismo e desenvolvimento econômico do Estado, Rosália Lucas, a participação do Governo do Estado, através da SETDE e PBTUR é estratégica. “Promover e fortalecer os roteiros e a cadeia produtiva do setor de turismo na Paraíba é o objetivo do evento e nosso também”, assegura.

Arraiá no Interior (Foto Teresa Duarte).JPG
Foto: Teresa Duarte

Arraiá do Interior

O 'Arraiá do Interior', projeto que une os municípios de Duas Estradas, Serra da Raiz, Lagoa de Dentro, Pedro Régis e Jacaraú, no Brejo da Paraíba, já divulgaram os festejos juninos. O evento acontece de 3 de junho a 28 de julho, com apresentações de Sandra Belê, Eric Land, Dorgival Dantas e outros nomes da música nordestina. O projeto encampado pelas cinco administrações municipais está sendo considerado um dos maiores eventos festivos do interior da Paraíba no São João 2023, com praticamente 60 dias de programação que contempla shows musicais, com atrações regionais e locais, apresentações de quadrilha e atividades que fomentam a cultura nordestina.

Sousa

Acontece até amanhã (27) no município de Sousa a Caravana Brasil Cigano, que foi lançada na última quarta-feira (24), quando se celebra o Dia Nacional soa Povos Ciganos. A caravana é uma ação do Ministério da Igualdade Racial e uma equipe do ministério veio acompanhar as atividades do Festival Janinhar: Arte, Cultura e Conhecimento Cigano. O festival é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Sousa.

Itatuba (Foto Evandro Pereira).jpg
Foto: Evandro Pereira

Itatuba

Muita adrenalina, emoção, gastronomia e um mergulho na riqueza cultural. Assim é Itatuba, município localizada no planalto da Borborema, distante apenas 52 km de Campina Grande, sede do Segundo Museu de Oratórios no Brasil, é um convite ao lazer nas áreas da pesca e turismo, cultura popular, até mesmo de um passado com registro de Objeto Voador Não identificado (Ovni) e de fontes arqueológicas. No último sábado (20) a cidade realizou I Turismo em Ação, um mix de esporte, cultura e lazer começando pela barragem de Acauã com uma série de atividades. E foi com o objetivo de conhecer esse potencial turístico que a Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, através da Empresa Paraibana de Turismo – PBTur, em parceria com a prefeitura municipal, realizou o Fampress Descubra Itatuba.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 26 de maio de 2023.