João Pessoa, João Pessoa II, Baía da Traição, Areia e Cabaceiras | 20.10.2023

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa divulgou no Diário Oficial do Município da última terça-feira (17) os editais de chamamento que limitam a quantidade de pessoas que poderão explorar a orla das praias de Cabo Branco e Tambaú. São 344 vagas, distribuídas para comerciantes ambulantes da faixa de areia e do calçadão, artistas de rua, bugueiros, guias turísticos, embarcações e comerciantes que alugam mesas e cadeiras na praia. Os editais foram publicados em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pela gestão do prefeito Cícero Lucena com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) em julho deste ano. O TAC regulamentou o comércio ambulante, barracas, quiosques, restaurantes, assim como o horário de funcionamento desses serviços, além de prever também o reordenamento de práticas de atividades físicas da região.

João Pessoa II

O Governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial do Estado, da última terça-feira (17), o decreto para desapropriação de áreas no entorno da BR-230 e Rio Paraíba, medida que visa a construção da ponte que vai ligar Cabedelo a Lucena, na Grande João Pessoa. Na sua conta do Instagram, o governador João Azevêdo fez questão de confirmar o anúncio do projeto afirmando que o sonho se tornará uma realidade. A obra, conforme o governador, faz parte de um conjunto de ações de mobilidade que está sendo chamado de Complexo Rodoviário de Acesso ao Porto de Cabedelo. O processo de desapropriação será conduzido pela Procuradoria-Geral do Estado e pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) de forma amigável junto aos proprietários ou através de meios judiciais.

Baía da Traição (Foto Teresa Duarte).jpg

Baía da Traição

Quem quiser conhecer um pouco da cultura indígena, o lugar certo é a Aldeia do Tambar, no município da Baía da Traição, no litoral Norte. É lá que permanece vivo o resgate a cultura na produção do beiju, tapioca e do cuscuz feito com a massa de mandioca no fogo a lenha, que tornou-se um ponto turístico bastante visitado. Tudo isso já vem acontecendo há sete anos, quando Angelina Fideles da Silva, colocou a conhecida Barraca da Angelina, inovando a gastronomia indígena com novos sabores. Vale a pena degustar.

Areia

A cidade de Areia, no Brejo paraibano, realizará amanhã, a partir das 21h, a primeira edição do Baile da Primavera. O evento foi idealizado pela Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura), com o objetivo de resgatar a memória afetiva relacionada aos bailes de antigamente, e vai ser sediado no salão de festas do Hotel Fazenda Triunfo, com animação da Orquestra voo livre, cujos componentes são da cidade de Areia. Eu conversei com a Maria Júlia Baracho, uma das organizadoras, e ela disse que um dos momentos marcantes da festa será a escolha da Rainha do Baile e a presença na festa dos jornalistas que inscreveram Maria Júlia e Luciana Balbino no prêmio da Organização Mundial dos Jornalistas de Turismo. Esse prêmio é composto por uma série de categorias no qual o Engenho Triunfo recebeu o prêmio de “Melhor Atrativo Mundial de 2023” e Luciana conquistou o reconhecimento na categoria “empreendedor comprometido”.

Cabaceiras

Hoje será um dia de festa no município de Cabaceiras, terra conhecida como a Roliúde Nordestina. É que o governador João Azevedo inaugura a Pavimentação Asfáltica da Rodovia de acesso ao Distrito de Ribeira, que estará realizando a 3ª Festival do Couro – Expocouro, nos dias 17, 18 e 19 de novembro próximo. Trata-se de um evento diversificado, com uma programação especial e que propõe garantir diversos momentos de felicidade para quem visita.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 20 de outubro de 2023.