João Pessoa, João Pessoa II, Galante, Baía da Traição, Campina Grande | 14/04/2023

publicado: 17/04/2023 10h20, última modificação: 17/04/2023 10h20
João Pessoa (Foto Teresa Duarte).jpg

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa

O Parque Arruda Câmara (Bica) é um excelente lugar em João Pessoa para quem gosta de estar em contato com a natureza. Além de uma trilha ecológica, o visitante também terá a oportunidade de conhecer animais como aves e répteis. O Parque Arruda Câmara está localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, no bairro do Roger. O local está aberto de terça a domingo, das 8h às 17h (com fechamento da bilheteria às 16h). A entrada custa R$ 2 por pessoa. Crianças até sete anos e idosos acima de 65 anos não pagam.

João Pessoa II

Os hotéis da orla da capital continuam a receber a visita dos fiscais da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Proncon-JP) e da Secretaria Municipal de Turismo esta semana. Os dois órgãos estão em uma ação conjunta distribuindo o Guia do Consumidor Turista, contendo informações básicas sobre os direitos do consumidor no segmento turístico. A entrega da cartilha prossegue até o dia 25, sempre nas manhãs das segundas e terças-feiras. A atividade preventiva e educativa promovida pelos dois órgãos já esteve em 33 estabelecimentos das praias de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco. O Guia foi publicado nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola e traz informações básicas sobre a legislação que versa sobre os direitos do consumidor nas várias áreas do segmento turístico, a exemplo do transporte de bagagens, transporte de passageiros (aéreo e rodoviário, considerando os direitos de pessoas com necessidades especiais, estudantes, idosos e portadores de câncer), e hospedagem entre outros.

Galante

Galante (Foto Teresa Duarte).jpg

As porteiras da Fazenda Olho D’Água, em Galante, distrito de Campina Grande, em breve estarão abertas para receber mais um Arraiá de Cumpade. Nos últimos dias, a organização do evento divulgou as primeiras informações sobre como será a 11ª edição, que vai acontecer nos dias 10, 17 e 24 de junho e 1º de julho, a partir das 11h. Mais uma vez, o anfitrião, cumpade João receberá artistas renomados e milhares de visitantes em uma autêntica festa de sítio em que é possível vivenciar as reais tradições da cultura nordestina, através da culinária, artesanato, religiosidade e, claro, do forró. Com novidades na estrutura e na programação, o Arraiá de Cumpade anunciou as atrações que já estão confirmadas. No palco da Divina Vila, estão certas as apresentações de Dorgival Dantas, Mastruz com Leite, Brasas do Forró, Eliane, Waldonys e Forró Lampejo. Novos nomes serão divulgados nos próximos dias.

Baía da Traição

Quem quiser conhecer um pouco da cultura indígena o lugar certo é a Aldeia do Tambar, no município da Baía da Traição, no Litoral Norte. É lá que permanece vivo o resgate à cultura na produção do beiju, tapioca e do cuscuz feito com a massa de mandioca no fogo à lenha, que tornou-se um ponto turístico bastante visitado. Tudo isso já vem acontecendo há sete anos, quando Angelina Fideles da Silva, colocou a conhecida Barraca da Angelina, inovando a gastronomia indígena com novos sabores. Vale a pena degustar.

Campina Grande

Campina Grande (Foto Teresa Duarte).jpeg

O maior festival de quadrilhas juninas do mundo será realizado pela Vila Sítio São João, este ano, e será uma das novidades implementadas na programação de um dos espaços mais importantes do São João de Campina Grande. As apresentações estão marcadas para acontecer nos dias 21, 22, 29 e 30 de junho. Com o apoio logístico da Vila Sítio São João, o concurso será coordenado pela quadrilha junina Moleka 100 Vergonha, e contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande. O concurso premiará as quadrilhas juninas com valores em dinheiro: O 1º lugar ganhará R$ 20 mil, o 2º lugar levará R$10 mil e o 3º lugar, R$ 5 mil.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 14 de abril de 2023.