João Pessoa, Pilões, Feirão do Turismo e Alagoa Grande | 23.08.2024

por Teresa Duarte*

Foto: Divulgação/Abrajet-PB

João Pessoa

Na última segunda-feira (20), a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) realizou uma importante reunião no Hotel Smart, em João Pessoa, reunindo seus associados para discutir pautas estratégicas para o segundo semestre de 2024 e ações planejadas para 2025. O encontro foi aberto pelo presidente Abelardo Jurema e pela vice-presidente Rosa Aguiar, que destacaram projetos prioritários da entidade. Entre os principais temas abordados, destacaram-se a realização do Troféu Valdemar Duarte, a comenda Willians Leal, e a organização do 1º Fórum de Turismo de João Pessoa, iniciativas que visam fortalecer o setor e promover o trabalho dos jornalistas especializados. A reunião contou com a recepção de Rita Medeiros, gerente de eventos do Hotel Smart, que apresentou aos profissionais da imprensa a estrutura e a logística oferecidas pelo hotel, com destaque para o espaço de coworking, projetado para reuniões de trabalho e equipado com modernas tecnologias.

João Pessoa II

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, registrou um aumento de 28,8% na movimentação de passageiros (embarcando e desembarcando) no mês de julho deste ano, em relação ao mesmo período de 2023. Cruzaram os portões do equipamento 155.577 passageiros – 40.832 a mais do que em junho deste ano -, subindo para quase 900 mil (874.189) o número de pessoas que viajaram a partir de João Pessoa, conforme dados divulgados na última terça-feira (20) pela Aena Brasil, administradora de seis equipamentos no Nordeste, Esse foi o segundo maior crescimento do mês em relação aos aeroportos geridos pela Aena.

Pilões

oto: Divulgação/Jornalistas na Estrada

Dando continuidade à programação ao município de Pilões, feita nos dia 9, 10 e 11 desse mês de agosto, pela equipe da “Expedição: Jornalistas na Estrada", formada por mim e as amigas jornalistas especializadas em turismo Alessandra Lontra, Ana Célia Macêdo, Rosa Aguiar e Ruth Avelino, eu hoje trago para vocês informações sobre o Memorial Casa de Farinha. Esse é um projeto, localizado na comunidade Veneza, na zona rural de Pilões, bastante visitado por turistas, onde eles vivenciam a produção da farinha de mandioca e degustam variedades da tapioca. Ele é fruto da consultoria do Sebrae-Paraíba e de cinco mulheres guerreiras, Maia Rosimeire de Lima (Rosinha), Maria Vera Lúcia Trajano (Vera), Estelita Trajano (Estelita), Maria da Conceição Ramalho (Teté) e a Josefa Marcelino (Zefinha). Tudo foi planejado com a necessidade de mudar a realidade das famílias da comunidade.  Essas mulheres não perdem tempo e estão sempre inovando o produto, ou seja, no Memorial Casa de Farinha, o turista vai degustar a tapioca colorida com sabor de cenoura, beterraba, entre outros, e ainda chás, sucos, beiju, chips de macaxeira, bife da casca de macaxeira e bolo.

Feirão do Turismo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), promove amanhã (24) a programação presencial do Feirão de Turismo 'Conheça o Brasil', no Centro Turístico de Tambaú, das 9h às 20h. A ação irá oferecer passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagem e passeios turísticos com preços promocionais para todo o Brasil.

O evento é desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Conselho Nacional de Turismo, e acontece em todo o país. Além do evento presencial, o Feirão também ocorre entre os dias 24 e 26 de agosto no site feirao.turismo.gov.br.

Alagoa Grande

Foto: Teresa Duarte

A Rota Turística Caminhos do Frio na próxima semana ao município de Alagoa Grande, a pouco mais de 100 km da capital. Nesta edição os organizadores do município estão priorizando as ações voltadas ao imaginário da obra de Ariano Suassuna, como também buscando fortalecer a economia criativa de Alagoa Grande, como sua gastronomia, sua música, seu artesanato e outras atividades que são desenvolvidas no município e que geram renda para a população local. Essa é a 19ª edição do evento, que já passou pelas cidades de Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio e Bananeiras. Após Alagoa Grande a Rota Cultural segue para Alagoa Nova, encerrando o circuito 2024.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de agosto de 2024.