João Pessoa, Pombal, Praias e Serraria | 22/10/2021

- Foto: Fotos: Teresa Duarte

tags: João Pessoa , POMBAL , Praias , Serraria

por Teresa Duarte*

João Pessoa (Foto teresa Duarte)

Amor, esperança e alegria. Este é o clima que deve tomar conta da cidade de João Pessoa durante o mês de dezembro, quando será realizado o Natal dos Sentimentos. O evento será realizado pela Prefeitura de João Pessoa com investimentos da iniciativa privada, o que vai garantir 24 dias de atrações. A abertura está prevista para o dia 3 de dezembro e vai contar com pólos de diversão e cultura para crianças e adultos, além de ação solidária. A festa vai funcionar em três polos que serão interligados por vias decoradas e com deslocamento garantido. A abertura vai ser realizada com a chegada do Papai Noel na Caravana Coca Cola. A carreata vai ascender a iluminação natalina conforme avança e vai passar por diversos bairros da cidade.

Pombal

Os grupos Irmandade do Rosário, Pontões, Congos e Reisado do município de Pombal agora são reconhecidos como patrimônio cultural imaterial do estado da Paraíba. A lei, reconhecendo como patrimônio cultural, destaca e reconhece a importância desses movimentos culturais, que marcam a história da fundação do estado da Paraíba. A Festa do Rosário de Pombal, tradição que se mantém no município há mais de 120 anos, é também o momento da reunião de diversos grupos que carregam a história e a cultura do município e do Estado da Paraíba. Pelo menos uma vez por ano, ocupam as ruas e as praças centrais pombalenses a Irmandade do Rosário e os grupos Pontões, Reisado e Congos, trazendo consigo as marcas de um passado de resistência, fé e luta da população local. Pombal foi o primeiro núcleo de colonização do Sertão da Paraíba e a resistência desses grupos culturais demarca a relevância dessa história.

Praias (Foto Teresa Duarte).JPGPraias (Foto Teresa Duarte)

O Nordeste vem sendo o destino turístico mais procurado pelos brasileiros e foi responsável pela maior parte das vendas das agências de viagem. Isso é o que revela o sétimo levantamento realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) com dados referentes a setembro. Com o avanço da vacina, as pessoas estão mais confiantes para viajar e os destinos preferidos são os com praia. Com areias brancas e finas, águas mornas e cristalinas, paisagens paradisíacas e gastronomia de dar água na boca, o litoral paraibano vem atraindo turistas e isso se reflete na ocupação dos leitos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado da Paraíba (ABIH-PB), a taxa de ocupação na rede de hotéis da capital paraibana chega a 82%.

Homenagem

A 10° edição do Brazil Travel Market (BTM), homenageia jornalista especializado em Turismo, Rogerio Almeida, que faleceu este ano. Seu nome será lembrado na sala de imprensa do evento. Ele foi jornalista especializado em Turismo, reconhecido internacionalmente, e presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB). Era assessor de Comunicação da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). De acordo com a direção da Feira é momento prestar justa homenagem pelo seu empenho no crescimento e consolidação do evento, que é considerado um dos quatro mais importantes do Brasil e da América do Sul. O Evento acontece nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza,

Serraria (Foto Teresa Duarte).jpgSerraria (Teresa Duarte)

A casa foi construída em 1860 por Faustino do Rosário, irmão de Firmino José Fernandes de Maria, o fundador do primeiro Engenho de Serraria, o Engenho Velho. Sendo a primeira casa erguida na cidade de Serraria e uma das mais antigas da Região. É nessa casa, que pertence atualmente ao empresário Erasmo Rocha, que juntamente com o Turismologo Dorgival Macedo estão empreendendo um novo projeto, a Casa do Turista. Cujo objetivo é receber bem o turista. São espaços de apoio e degustação, lojas de souverniers, mobília, antiguidades, flora e artesanato local. A Casa do Turista, contará também com espaço para gastronomia regional, serviços de receptivo local com passeios fazendo o city tour nos pontos turísticos e em engenhos da região. A Casa do Turista está localizada no Centro de Serraria, vizinho a Igreja Matriz  do Sagrado Coração de Jesus. Informações: 9 9360-3694/9 9981-1645.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 22 de outubro de 2021.