Notícias

turismo

João Pessoa, Praias, Roteiros, Barra de Camatuba e Lucena | 30.01.2026

publicado: 30/01/2026 08h40, última modificação: 30/01/2026 08h40
João Pessoas (Foto Teresa Duarte).JPG

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa

Para quem aprecia a arquitetura de igrejas históricas, uma excelente opção de passeio em João Pessoa é o Centro Cultural São Francisco. O complexo inclui a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio e o Museu de Arte Sacra, além de algumas capelas. Entre os destaques da Igreja de Santo Antônio, estão o coro, de onde se veem muitos móveis em mogno e tem-se uma bela vista panorâmica do templo; a Capela Dourada, com uma enorme cobertura de ouro; e a sacristia, cujo piso, feito em parte com pedaços de mirra, exala até hoje um pouco de perfume. A visita é conduzida por um guia, explicando todos os detalhes da arquitetura do local, que inclui manifestações artísticas no estilo barroco e o uso de muito ouro, mármore e azulejos pintados. Informações pelo telefone (83) 3218-4505.

Praias

As belezas da orla são um dos maiores atrativos da costa paraibana. Além das praias urbanas, a exemplo das de Tambaú, Manaíra, Cabo Branco e Bess, o roteiro litorâneo pode ser esticado até a cidade de Conde, no Litoral Sul. Lá, estão localizadas as praias de Coqueirinho, Tambaba e Carapibus, assim como a Praia Bela. Ao fim do dia, o turista ainda pode conhecer a Praia do Jacaré, no Litoral Norte, para contemplar o pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, executado por Jurandir do Sax.

Roteiros

O turismo de João Pessoa pode ser ampliado com a nova oferta de roteiros turísticos de experiência na Paraíba, que podem ser vivenciados pela duração de oito a 10 horas na modalidade “bate e volta”, saindo da capital. Todos esses passeios estão em um raio de 150 km a 180 km da cidade e são frutos da parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae-PB, com o intuito de fortalecer a interiorização do turismo. Os roteiros são comercializados pelas agências de turismo receptivo que compõem a Rede PB ConectaTUR, com mais de 50 empresas filiadas. Entre eles, estão a Rota Encantos do Rio Paraíba, Caminhos da Sociobiodiversidade, Comunidade Quilombola e a Rota Ciclos do Brejo.

Barra de Camatuba

Abrigando uma pequena vila de pescadores, Barra de Camaratuba pertence ao município de Mataraca, a aproximadamente 110 km de João Pessoa e a 120 km de Natal (RN), situada no meio do pouco que resta da Mata Atlântica, com praias desertas, lagoas e áreas de proteção ecológica. A beleza local vem despertando o interesse de visitantes e investidores estrangeiros, que planejam, com o apoio do Poder Público municipal, transformar Barra de Camaratuba em um ícone do desenvolvimento turístico, sustentável e preservacionista, com foco no ecoturismo, no turismo rural e no de aventura.

Lucena

Quem gosta de natureza não deve perder a caminhada na trilha da Ruína de Bonsucesso, em Lucena, que proporciona uma maravilhosa viagem pelo tempo, em um percurso de 10 km. Na região, situa-se a encantadora Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, construída em 1789 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep). Suas paredes seguem erguidas por força da mãe natureza, que tomou providências para impedir seu desmoronamento, com a sustentação das raízes de uma planta. A próxima caminhada será realizada no dia 7 de março, tendo como ponto de partida o terminal da Balsa de Cabedelo, às 6h30.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de janeiro de 2025.