João Pessoa, Presépio, Voos, Rota Caminhos da Caatinga | 22.12.2023

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa I

O Natal é uma época mágica que celebra o amor e generosidade. É um momento de reflexão e de união com a família e os amigos. Pois é pessoal, e esse também é um período de aquecimento no turismo já que muitas pessoas procuram passar as festividades do Natal e Ano Novo foram do seu Estado, e, a nossa capital João Pessoa tem uma programação especial para as datas. A Prefeitura Municipal de João Pessoa, além da bela iluminação que chama a atenção dos turistas, os eventos devem movimentar os festejos. Até o dia 25, data em que o nascimento do menino Jesus é celebrado, a capital paraibana terá atividades como corridas, apresentações musicais, de dança e de teatro. Em destaque hoje, (22) no Centro Cultural São Francisco, às 19h, haverá o Concerto de Natal com a Orquestra Sinfônica Municipal. E na quinta-feira (28), às 9h, no Busto do Almirante Tamandaré, em Tambaú, será celebrado o Natal Luz com o Padre Nilson e Padre Fábio de Melo.

João Pessoa II

Com a proposta de reunir os principais indicadores do setor turístico da Paraíba, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) lanço na última terça-feira (19), no Hotel Hardman, em João Pessoa, o Painel de Inteligência de Dados Turísticos da Paraíba. A ferramenta vai reunir informações que vão auxiliar empresários, gestores públicos, investidores e empreendedores para tomada de decisões mais assertivas. A plataforma é uma iniciativa do Centro de Inteligência de Dados Turísticos (Cidtur) e da Coordenação de Tecnologia da Informação da PBTur que reúne informações sobre fluxos de passageiros, ocupação hoteleira, Cadastur, entre outras. Os indicadores são obtidos a partir de fontes diversas, como pesquisas, estatísticas e sistemas de monitoramento.

Presépio-(Foto-Teresa-Duarte).jpg

Presépio

Era noite de Natal de 1223 quando São Francisco de Assis reuniu algumas pessoas e animais num celeiro para uma representação de como teria sido o nascimento de Jesus. Aquelas pessoas, que representavam figuras que fizeram parte deste cenário bíblico, reviveram junto com São Francisco de Assis, o nascimento do menino Jesus e o primeiro presépio da história. O nome presépio faz menção ao estábulo. A manjedoura é um recipiente onde é colocada a alimentação dos animais. Foi nesse local que colocaram feno para acolher o filho de Deus. Manjedoura é a tradução da palavra latina presepium, que origina nossa palavra presépio e mostra a humildade de onde Jesus nasceu e as necessidades que ele passou durante seu nascimento. A montagem do presépio ainda serve como propósito de enviar o Cristo para redimir a humanidade, possui um grande significado, e uma importância religiosa e espiritual imensas. É uma das tradições mais belas da época.

Voos

O Aeroporto Castro Pinto bateu um recorde histórico no número de operações, no último domingo (17). Ao todo foram 50 voos – 25 pousos e 25 decolagens – o que deve ter representado a movimentação de cerca de cinco mil passageiros embarcando e desembarcando em apenas um dia. Além dos voos comerciais, houve uma operação com chegada de um avião de cargas vindo de São Paulo. A Gol Linhas Aéreas foi a companhia com maior número de voos. No total foram 11 chegadas vinda de São Paulo (quatro), Salvador (dois) e Brasília (dois), Rio de Janeiro e Confins (MG), além de Buenos Aires (um), e 11 partidas com retorno para os mesmos destinos. Operou ainda um voo em parceria com uma empresa de entrega de cargas. A Azul Linhas Aéreas realizou oito operações de chegadas e oito de partidas. Três para Recife, duas para Campinas (SP) e uma para São Paulo, Confins e Salvador. Já a Latam teve cinco operações, sendo três para São Paulo e duas para Brasília. O movimento no aeroporto tem registrado um dos maiores crescimentos de todos os tempos.

Rota-Turística-Cultural-Caminhos-da-Caatinga-(Foto-Teresa-Duarte).jpg

Rota Turística Cultural Caminhos da Caatinga

A “Rota Turística Cultural Caminhos da Caatinga” foi oficialmente estabelecida no Estado da Paraíba por meio da Lei nº 13.004, no último dia 19, e publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) na última quarta-feira (20). A referida legislação entrará em vigor em um prazo de 90 dias contados a partir da data de publicação. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado estadual Adriano Galdino, essa nova legislação institui o inovador itinerário com o propósito de fomentar o turismo sustentável, cultural e histórico na Região da Caatinga. O objetivo central é impulsionar o desenvolvimento econômico e social das comunidades envolvidas.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 22 de dezembro de 2023.