João Pessoa, Raízes do Brejo, Barra de Gramame, Aguiar | 15.09.2023

João Pessoa (Foto Teresa Duarte).jpg

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa (Foto Teresa Duarte)

O Parque Solon de Lucena é uma das principais áreas verdes da Capital, utilizado pela população da Região Metropolitana como espaço de lazer e contemplação da natureza. A Lagoa tem 573 árvores e 187 palmeiras, catalogadas e monitoradas pelos técnicos da Diretoria de Controle Ambiental e Diretoria de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de João Pessoa. O espaço tem brinquedos infantis, pista de skate e área para bicicletas, além de um posto da Guarda Civil Municipal.

João Pessoa II

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) está com uma mostra coletiva que reúne oito fotografias inéditas selecionadas através de edital. As obras são assinadas pelos fotógrafos Aurílio Santos, Caroline Leite, Ianca Sobrinho, Laís Gondinho, Márcio Miranda, Rafael Passos, Vanessa Pessoa, Kécia Andrade & Diógenes Mendonça. Os registros fotográficos, expostos em formato de grandes painéis, ficarão disponíveis para visitação no Território Parahyba de Arte, localizado no entorno do Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa. Por estarem situadas em uma área de grande circulação do Espaço Cultural, as obras podem ser contempladas de domingo a domingo, das 7h às 22h.

Raízes do Brejo (Foto Teresa Duarte).jpg

Raízes do Brejo (Foto Teresa Duarte)

A programação 2023 da Rota Cultural Raízes do Brejo, foi lançada ontem em Guarabira e contará com diversas atividades. A Rota será iniciada no dia seis de outubro próximo e se estenderá até o dia 10 de dezembro. A Rota Cultural Raízes do Brejo é uma realização do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano e da prefeitura municipal, com apoio do Sebrae Paraíba e Governo do Estado, sendo realizada nos municípios de Duas Estradas (6 a 8 de outubro), Belém (13 a 15 de outubro), Alagoinha (20 a 22 de outubro), Lagoa de Dentro (27 a 29 de outubro), Serra da Raiz (3 a 6 de novembro), Dona Inês (17 a 19 de novembro), Guarabira (24 a 26 de novembro), Pirpirituba (1 a 3 de dezembro) e Pilõezinhos (8 a 10 de dezembro).

Barra de Gramame

É no litoral Sul da Paraíba que os amantes da natureza encontram belas praias que ainda reservam vegetação exuberante. Para quem gosta da tranquilidade e calmaria o lugar perfeito é a Barra do Gramame, onde há um pequeno rio ótimo para relaxar e possui estrutura com mesas sobre a extensa faixa de areia. As atrações ficam por conta dos ventos perfeitos para a prática do kitesurf e das piscinas formadas pelo rio quando a maré está baixa.

Aguiar (Foto Teresa Duarte)

A igreja da Comunidade Ave Maria, zona rural do município de Aguiar, que já é conhecida pela devoção do povo e pela grande cavalgada e romaria realizada todos os anos no mês de junho. Evento religioso que já é tradição na cidade e símbolo de fé e resistência por atrair centenas de devotos de Nossa Senhora de Fátima, que vem ao local a pé e em cavalaria se encontrar no Cruzeiro Alto da Serra. O local conta com mais um atrativo no turismo religioso desde que foi colocada a imagem da Nossa Senhora de Fátima ao lado do Cruzeiro Alto da Serra em 2019. O local passou a se chamar “Santuário Ave Maria”. Uma bela imagem que vale a pena ser visitada pelos devotos.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 15 de setembro de 2023.