João Pessoa (Foto: Teresa Duarte)
O Projeto Salão Solidário, realizado dentro da 35ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que acontece até 5 de fevereiro em uma megaestrutura montada na Orla de Cabo Branco, em João Pessoa, já arrecadou mais de 2,6 mil itens - o que inclui alimentos como arroz, feijão e óleo, por exemplo. O Salão Solidário é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, e Hospital Padre Zé. Ao fim do evento, os alimentos arrecadados serão distribuídos entre entidades atendidas pelo Governo do Estado que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A entrada no Salão do Artesanato, que nesta edição homenageia os povos originários, com o tema "Artesanato Indígena", é gratuita. No entanto, a organização do evento pede aos paraibanos e turistas que levem um quilo de alimento não perecível - ou outro item que integre a cesta básica, por exemplo.
Solânea
O Grêmio Morenense, no município de Solânea, Brejo paraibano, realiza no dia 11 de fevereiro próximo o tradicional Baile de Carnaval Vermelho e Branco. Este ano, em comemoração aos 99 anos de fundação, sendo ele o segundo clube mais antigo da Paraíba, o homenageado será Dinho Maranhão. A festa será iniciada a partir das 22h00 e será encerrada às 6h00 do dia seguinte com um banho na cascata da Praça 26 de Novembro, localizada no centro do município. A animação do Vermelho e Branco ficará por conta da Orquestra Veneno no Frevo, que vai relembrar os antigos carnavais.
Cabedelo (Foto Teresa Duarte)
A estação das altas temperaturas e muita exposição à luz solar chegou. Para garantir proteção na temporada mais quente do ano, O Boticário, marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros, criou uma experiência móvel com BOTI.SUN, marca de proteção solar facial e corporal pensada para todos os tipos de pele e com acabamento invisível. Durante o mês de janeiro, um truck personalizado vai percorrer algumas das praias mais frequentadas do Nordeste oferecendo experimentação gratuita com o objetivo de construir um novo hábito de proteção solar, ampliando os cuidados e a saúde da pele do brasileiro. Na Paraíba, o Truck de Verão vai estacionar amanhã na praia do Jacaré, em Cabedelo.
Borborema
A Companhia de Teatro Camucá promete agitar o município de Borborema (Brejo da Paraíba), no dia 12 de fevereiro, com um projeto que visa resgatar com atores e dançarinos locais o carnaval que acontecia na cidade na década de 1960. Segundo o ator, dançarino, coreógrafo e diretor de teatro, José Renilson Targino Ferreira Filho, o projeto conta com a participação de dois blocos: os Papangus e o Chiquita Bacana. Os Papangus se concentram em praça pública e a partir das 8h, e em seguida, desfilarão pelas principais ruas de Borborema encerrando as atividades na feira livre. Já os foliões do bloco Chiquita Bacana, farão concentração a partir das 14h, em frente à antiga casa de Dona Elisia Nogueira (fundadora do bloco) localizada em frente à Igreja Matriz. De lá, os performistas e foliões percorrerão as principais ruas de Borborema, encerrando o percurso na rua Dr. Antônio Ribeiro (mais conhecida como rua da Lama).
Litoral Sul (Foto: Teresa Duarte)
Corais, piscinas naturais, águas transparentes, falésias coloridas, rios e lagoas, são cenários que o turista vai apreciar em um passeio pelo Litoral. São praias paradisíacas e muitas vezes, desertas, estão situadas nos municípios do Conde e Pitimbu, distante apenas 20 quilômetros de João Pessoa. No caminho, seguindo pela PB 008, no Altiplano Cabo Branco, uma bela paisagem que é vista até chegar às praias de Barra de Gramame, Coqueirinho, Tambaba (primeira praia de nudismo oficial no Nordeste e a segunda no Brasil, desde 1989) e Praia Bela.
*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 27 de janeiro de 2023.