Litoral Sul, Litoral, Boqueirão, Dona Inês e Araruna | 17.11.2023

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

Litoral Sul

Corais, piscinas naturais, águas transparentes, falésias coloridas, rios e lagoas, são cenários que o turista vai apreciar no Litoral Sul. Praias paradisíacas e muitas vezes, desertas, estão situadas nos municípios do Conde e Pitimbu, distante apenas 20 quilômetros de João Pessoa. No caminho, seguindo pela PB 008, no Altiplano Cabo Branco, uma bela paisagem que é vista até chegar às praias de Barra de Gramame, Coqueirinho, Tambaba (primeira praia de nudismo oficial no Nordeste e a segunda no Brasil, desde 1989) e Praia Bela, com parada para um delicioso banho. Na foto a bela paisagem do Mirante do Dedinho.

Litoral

O mar do litoral paraibano já está com a cor do verão, temporada propicia para os passeios em embarcações com destino a Picãozinho e Piscinas Naturais do Seixas, em João Pessoa ou ao Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha no município de Cabedelo. O turista que queira fazer esses passeios encantadores com segurança devem ficar atentos e procurar profissionais cuja embarcação tenha alvará de funcionamento junto à prefeitura municipal, bem como documentação emitida pela Capitania dos Portos. Em João Pessoa as embarcações credenciadas junto a prefeitura municipal por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), para fazer os passeios são associadas à Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas do Estado da Paraíba (Apetep).

Boqueirão

Para os amantes da natureza uma dica é o Camping Rural do Lajedo do Marinho. Ele fica instalado no município de Boqueirão, alto do Lajedo Marinho, e conta com banheiro, chuveiro e fogão a lenha, ficando a cargo do visitante levar ou alugar a barraca existente no próprio local. Tudo é proporcionado pelos condutores turísticos do Lajedo Marinho que organizam todo o passeio, desde o início das trilhas até mesmo o almoço de quem quiser viver essa experiência única na Paraíba. Informações: Instagram @lajedo_do_marinho e para agendar tudo isso pode ser com Nadilson (83) – 9 9125 – 9210, ou Edriano (83) 9 9979-2308.

Dona Inês

A Rota Cultural Raízes do Brejo, inicia na hoje (17) e segue até o próximo domingo (19), a sua programação 2023, no município de Dona Inês. A Rota Cultural Raízes do Brejo se estenderá até dezembro e passará pelos municípios de Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos. Desde 2017, a Rota Cultural Raízes do Brejo vem desenvolvendo atividades turísticas e socioculturais com o objetivo de inserir moradores e turistas em uma vivência profunda que desperte a história, os sabores e a exuberância das cidades do Brejo paraibano.

Araruna

Distante a poucos quilômetros do centro da cidade de Araruna, encontramos um lugar belíssimo, de paisagens naturais bonitas e uma riqueza cultural surpreendente. É lá, que, além da casa grande e capela do antigo engenho da Fazenda Maquiné, um verdadeiro tesouro de riqueza histórica do município, nos deparamos com um lajedo que dá uma belíssima visão geral do município.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 17 de novembro de 2023