Litoral Sul, Litoral Norte, Alagoa Grande, Bananeiras, Araruna | 12/05/2023

Litoral Sul (Foto Teresa Duarte).JPG

por Teresa Duarte*

Litoral Sul

Corais, piscinas naturais, águas transparentes, falésias coloridas, rios e lagoas, são cenários que o turista vai apreciar no Litoral Sul. Praias paradisíacas e muitas vezes, desertas, estão situadas nos municípios do Conde e Pitimbu, distante apenas 20 quilômetros de João Pessoa. No caminho, seguindo pela PB 008, no Altiplano Cabo Branco, uma bela paisagem que é vista até chegar às praias de Barra de Gramame, Coqueirinho, Tambaba (primeira praia de nudismo oficial no Nordeste e a segunda no Brasil, desde 1989) e Praia Bela, com parada para um delicioso banho. Na foto a bela paisagem do Mirante do Dedinho.

Litoral Norte

Com aproximadamente 60 quilômetros de praias, o litoral norte paraibano caracteriza-se por rios, falésias e preservação da Mata Atlântica. A região também é conhecida pela existência de aldeias dos índios potiguaras, preservando a história e tradição das tribos. Para facilitar o acesso de turistas e visitantes o Governo do Estado investiu na construção e pavimentação de rodovias que dão acesso às cidades de Lucena, Baía da Traição, Mamanguape e Mataraca, esta última faz divisa com o Estado do Rio Grande do Norte.

Alagoa Grande (Foto Teresa Duarte).JPG

Alagoa Grande

A terra do rei do ritmo, José Gomes Filho, nome artístico Jackson do Pandeiro, é um convite para o turismo histórico e rural com grande potencial que pode ser economicamente explorado. Localizada na microrregião do Brejo Paraibano, Alagoa Grande teve um grande desenvolvimento no século XIX, através da agricultura baseada na cana-de-açúcar que utilizava intensivamente a mão-de-obra escrava, sendo também, berço dos filhos ilustres Margarida Maria Alves, líder sindical; Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, advogado, diplomata, jurista e político brasileiro, e do poeta Apollônio Zenayde. O município ainda conta com casarões muito bem conservados no centro da cidade que testemunham momentos de grandeza econômica, sendo eles construídos por escravos.

Bananeiras

O Centro Histórico de Bananeiras, na Paraíba, foi tombado pelo IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba em 04/12/2010 por sua importância histórica e cultural para o Estado. No tombamento estão os prédios do Correios e Telégrafos (construção de 1835), Igreja de Nossa Senhora do Livramento (construção de 1861), Colégio das Dorotéias/Carmelo (construção de 1917), a antiga estação de trens que foi transformada no Hotel Pousada da Estação (construção de 1922), o Túnel do Trem (construído em 1922),  Cruzeiro de Roma (construído em 1899) e a Cachoeira e APA do Roncador – É um lençol d’água que desaba de uma altura de 45m, graças a uma depressão formada no curso médio (com mais de 10 pequenas quedas d’água nas pedras) do riacho Bananeiras que nasce na mata da UFPB de Bananeiras.

Araruna (Foto Teresa Duarte).JPG

Araruna

O restaurante e pousada Nega Joana, localizado no município de Araruna, região do Curimataú, é um lugar aconchegante com uma gastronomia regional de dar água na boca. É no restaurante que você vai degustar uma galinha de capoeira, buchada, cozido, feijão verdinho, entre outras delicias que só encontramos no nosso Nordeste. A Pousada dispõe de sete quatros equipados com ar-condicionado e Wi-Fi gratuito, TV, frigobar e banheiro privativo. Alguns possuem varanda com vista para o jardim. Você também pode desfrutar do café da manhã no restaurante e, se quiser, pode beber o leite das vacas quentinho, tirado na hora. A Nega Joana fica no: Sitio Santa Joana Lagoa Dos Homens e o telefone para reservas é (83) 98879-1977.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 12 de maio de 2023.