Litoral Sul, Litoral Norte, Alagoa Grande, Bananeiras, Araruna | 16/02/2024

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

Litoral Sul

Corais, piscinas naturais, águas transparentes, falésias coloridas, rios e lagoas, são cenários que o turista vai apreciar no Litoral Sul. Praias paradisíacas e muitas vezes, desertas, estão situadas nos municípios do Conde e Pitimbu, distante apenas 20 quilômetros de João Pessoa. No caminho, seguindo pela PB 008, no Altiplano Cabo Branco, uma bela paisagem que é vista até chegar às praias de Barra de Gramame, Coqueirinho, Tambaba (primeira praia de nudismo oficial no Nordeste e a segunda no Brasil, desde 1989) e Praia Bela, com parada para um delicioso banho. Na foto a bela paisagem do Mirante do Dedinho.

Litoral Norte

Com aproximadamente 60 quilômetros de praias, o litoral norte paraibano caracteriza-se por rios, falésias e preservação da Mata Atlântica. A região também é conhecida pela existência de aldeias dos índios potiguaras, preservando a história e tradição das tribos. Para facilitar o acesso de turistas e visitantes o Governo do Estado investiu na construção e pavimentação de rodovias que dão acesso às cidades de Lucena, Baía da Traição, Mamanguape e Mataraca, esta última faz divisa com o Estado do Rio Grande do Norte.

Alagoa-Grande-(Foto-Teresa-Duarte).jpg

Alagoa Grande

A terra do rei do ritmo, José Gomes Filho, nome artístico Jackson do Pandeiro, é um convite para o turismo histórico e rural com grande potencial que pode ser economicamente explorado. Localizada na microrregião do Brejo Paraibano, Alagoa Grande teve um grande desenvolvimento no século XIX, através da agricultura baseada na cana-de-açúcar que utilizava intensivamente a mão-de-obra escrava, sendo também, berço dos filhos ilustres Margarida Maria Alves, líder sindical; Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, advogado, diplomata, jurista e político brasileiro, e do poeta Apollônio Zenayde. O município ainda conta com casarões muito bem conservados no centro da cidade que testemunham momentos de grandeza econômica, sendo eles construídos por escravos.

Bananeiras

O Centro Histórico de Bananeiras, na Paraíba, foi tombado pelo IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba em 04/12/2010 por sua importância histórica e cultural para o Estado. No tombamento estão os prédios do Correios e Telégrafos (construção de 1835), Igreja de Nossa Senhora do Livramento (construção de 1861), Colégio das Dorotéias/Carmelo (construção de 1917), a antiga estação de trens que foi transformada no Hotel Pousada da Estação (construção de 1922), o Túnel do Trem (construído em 1922), Cruzeiro de Roma (construído em 1899) e a Cachoeira e APA do Roncador – É um lençol d’água que desaba de uma altura de 45m, graças a uma depressão formada no curso médio (com mais de 10 pequenas quedas d’água nas pedras) do riacho Bananeiras que nasce na mata da UFPB de Bananeiras.

Araruna-(Foto-Teresa-Duarte).jpg

Araruna

O restaurante e pousada Nega Joana, localizado no município de Araruna, região do Curimataú, é um lugar aconchegante com uma gastronomia regional de dar água na boca. É no restaurante que você vai degustar uma galinha de capoeira, buchada, cozido, feijão verdinho, entre outras delicias que só encontramos no nosso Nordeste. A Pousada dispõe de sete quatros equipados com ar-condicionado e Wi-Fi gratuito, TV, frigobar e banheiro privativo. Alguns possuem varanda com vista para o jardim. Você também pode desfrutar do café da manhã no restaurante e, se quiser, pode beber o leite das vacas quentinho, tirado na hora. A Nega Joana fica no: Sitio Santa Joana Lagoa Dos Homens e o telefone para reservas é (83) 98879-1977.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de fevereiro de 2024.