Matinhas, João Pessoa, Dona Inês, Duas Estradas, Araruna | 06.10.2023

Matinhas (Foto Teresa Duarte).JPG

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

Matinhas (Foto Teresa Duarte)

Todos os anos, turistas do Brasil inteiro visitam o Brejo paraibano para prestigiar o Festival Nacional da Tangerina, que tem início no próximo dia nove e segue até o dia quinze, no Parque da Laranja, em Matinhas. O evento tem o objetivo de expor as possibilidades de aproveitamento das mais diversas espécies da laranja, o fruto predominantemente produzido na região. Palcos, shows, camarote e área VIP, exposições, feira gastronômica, restaurantes regionais, banheiros químicos, estacionamento, gincanas, brincadeiras, palestras, agronegócio, esportes, seminário, gastronomia e o artesanato, estarão à disposição dos visitantes. No dia 12, os turistas, empresários e moradores da região, terão oportunidade ver atrações musicais que este ano ficam por conta de Wesley Safadão. Na sexta-feira, a expetativa do público é para a apresentação de Calcinha Preta. No sábado, Iguinho e Lulinha, Léo Magalhães e o sertanejo Murilo Huff. O domingo dia 15, pela manhã haverá a Quinta Mototrilha da Tangerina.

João Pessoa

A Paraíba sedia, a partir de hoje (6) até o domingo (8), a 6ª edição da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC). O evento é promovido pelo Sebrae-PB e acontece no Espaço Cultural, em João Pessoa, com uma programação variada, que abrange desde palestras, exposição de produtos e serviços de diversos setores. Um dos destaques da Feira será a Rota Cultural Caminhos da Tradição, que conta com o apoio institucional da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde). A Rota Cultural Caminhos da Tradição conecta turistas e locais aos mais antigos e representativos traços culturais da cidade, oferecendo vivências únicas que levam os visitantes a um mergulho nas raízes da cultura carnavalesca de João Pessoa, Cidade Criativa da Unesco.

Dona Inês (Foto Teresa Duarte).JPG
Foto: Teresa Duarte

Dona Inês

Um eclipse solar anular será visível em estados do Norte e do Nordeste brasileiro no próximo dia 14. O fenômeno acontece quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, transformando a estrela em um “anel” de luz. Apesar de impressionante, o fenômeno não é exatamente raro: o último, por exemplo, aconteceu em 2021, mas, pela posição da Terra na época, não pôde ser visto no Brasil. Está previsto para começar por volta das 15h43, atingindo seu pico às 16h51 e finalizando às 17h50. A duração total do fenômeno, de acordo com o Observatório Nacional, será de 2h e 7min. O município de Dona Inês, no Curimataú Paraibano, é apontada como um dos lugares mais propícios a observar o fenômeno. Para tanto, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da cidade preparou uma programação que envolve trilhas, experiências gastronômicas, apresentações culturais e a contemplação do eclipse.

Duas Estradas

A programação 2023 da Rota Cultural Raízes do Brejo será iniciada hoje na cidade de Duas Estradas, o ponta pé inicial traz a vida e obra de São Francisco e sua importância para a região. Duas Estradas, Belém, Alagoinha, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Piloezinhos trazem as suas Raízes históricas para serem contadas durante o evento que cresce a cada ano. Artesanato, gastronomia, teatro, dança e música compõem o cenário perfeito para os três dias principais em cada cidade.

Araruna (Foto Teresa Duarte).JPG
Foto: Teresa Duarte

Araruna

O município de Araruna, Curimataú do Estado, sediará entre os dias 12 a 15 próximos, o Vigésimo Encontro de Escaladores do Nordeste. O evento acontecerá dentro do Parque Estadual da Pedra da Boca, e, além de escaladas, promoverá palestras, oficinas, sorteios, e o lançamento da primeira edição do livro Guia de Escalada na Paraíba. Esse é um projeto inédito no montanhismo nordestino, sendo a primeira publicação do gênero a abordar um estado inteiro no Nordeste Brasileiro, mencionando seus principais locais de escalada em rocha. Nesta publicação, estão citadas 440 vias de escaladas, distribuídas por 36 montanhas que englobam oito municípios paraibanos.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 06 de outubro de 2023.