Monteiro, Guarabira, Pilões, Araruna e Alagoa Grande | 19/11/2021

Monteiro (Foto Teresa Duarte).JPG

tags: Monteiro , Guarabira , Pilões , Araruna , Alagoa Grande

por Teresa Duarte*

Monteiro (Foto: Teresa Duarte)

Na próxima quinta-feira (25), o governador João Azevedo, juntamente com a prefeita Anna Lorenna, de Monteiro e a Diretoria do Sebrae Paraíba, estarão entregando a população o CRENÇA - Centro de Referência da Renda Renascença. Um prédio histórico, situado no centro do município, que foi totalmente restaurado e, além de se tornar uma vitrine para a produção local do Artesanato em Renda Renascença, o local também será ponto de encontro das artesãs que poderão ali obter informações, orientações, cursos e Oficinas. Apesar da Casa ter sede em Monteiro, os outros municípios do arranjo produtivo estão também contemplados: Camalaú, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro e São João do Tigre. Um equipamento gerenciado de forma compartilhada entre Rendeiras e Parceiros: Associações das Rendeiras do Cariri, Sebrae, Prefeitura de Monteiro e Governo do Estado da Paraíba através de dois Programas: PROCASE e PAP.

Guarabira

A Prefeitura Municipal de Guarabira anunciou as atrações principais que estarão na grade

da Festa da Luz 2022, em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz. Pelo palco do evento - que acontecerá de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, no Parque do Poeta Ronaldo Cunha Lima – passarão nomes de destaque da música regional. A programação terá espaço para apresentações de cantores e bandas de forró e “piseiro”, além de uma noite dedicada ao segmento religioso. Além das atrações musicais, foram anunciadas novidades na estrutura do evento. Em 2022, a Festa da Luz contará com a assinatura do produtor Thiago Alexandre na direção geral. Segundo ele, a estrutura tradicionalmente montada no Parque do Poeta será repaginada. Os camarotes, antes instalados em estrutura vertical com mais de um pavimento, agora ficarão em um só vão, com divisórias de um metro, permitindo maior interação entre as pessoas.

Pilões (Foto Teresa Duarte).JPG

Pilões (Foto: teresa Duarte)

A cidade de Pilões já está toda decorada e iluminada para o Natal Brilhante, o primeiro evento cultural presencial pós-pandemia será realizado hoje (19) e o acender das luzes natalinas na Praça João Pessoa acontecerá às 19h. Na ocasião, a banda do prof. Antônio Pinto realizará, junto com os jovens atendidos pelos programas sociais do CRAS, apresentações com dança e uma performance cinematográfica para o ato de acender as luzes. Haverá também a exposição da Terça Cultural – uma feira que expunha semanalmente na Praça João Pessoa antes da pandemia. O retorno oficial acontecerá em janeiro de 2022. De acordo com o secretário de turismo de Pilões, Jaime Souza, explica que o Natal Brilhante é o primeiro evento cultural pós-pandemia.

Araruna

O governador João Azevedo autorizou, anunciou no início dessa semana, durante o programa semanal ‘Conversa com o governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, as obras de implantação, pavimentação e sinalização do acesso ao Parque Estadual da Pedra da Boca, em Araruna, e a restauração da PB-073, contemplando os municípios de Guarabira, Belém e Pirpirituba. As ordens de serviço somam investimentos de R$ 19,3 milhões de recursos próprios do Estado. As obras de implantação, pavimentação e sinalização da rodovia PB-107, em Araruna, a partir do entroncamento da PB-125 até a Pedra da Boca, compreendem um trecho de 9,98 km, e representam investimentos superiores a R$ 10,1 milhões. A iniciativa tem o objetivo de promover o desenvolvimento turístico sustentável na região; gerar novas oportunidades de negócios, criar empregos e distribuir renda; e oferecer segurança e conforto aos motoristas.

Alagoa Grande (Foto Teresa Duarte).JPG

Alagoa Grande (Foto: Teresa Duarte)

Após quase dois anos sem atividades coletivas em virtude da pandemia, o Quilombo Caiana dos Crioulos em parceria com Organização de Mulheres Negras e a Associação de Moradores estão realizando a Batucada da Consciência em alusão ao mês da Consciência Negra, no município de Alagoa Grande. O evento acontece nos dias 20 e 21 próximos, a partir das 13h30 e 8h, respectivamente, na escola Firmo Santino. Na ocasião, haverá apresentações de diversas manifestações culturais como coco de roda, ciranda, grupos de dança afro, capoeira, maculelê e a culinária quilombola. No sábado (20) acontecem oficinas de turbante, tranças, território e memória quilombola, poesia de resistência e oralidade e ancestralidade. Não haverá atrações culturais de outras comunidades pois o momento é de retorno gradativo às atividades presenciais.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 19 de novembro de 2021.