Paraíba, Novos roteiros, Cabedelo, João Pessoa e Solânea | 05.01.2024

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

Paraíba

A Paraíba vem se consolidando como um dos principais destinos de lazer para os turistas estrangeiros que visitam o Brasil. Segundo informações do Portal de Dados da Embratur, a busca pelo lazer atraiu 58,51% dos estrangeiros que vieram para o estado em 2023, um aumento de 1,84 ponto percentual em relação a 2022, quando esse percentual foi de 56,67%.A segunda principal motivação foi a visita familiar, que representou 28,42% dos visitantes em 2023, em comparação com 2022, quando esse índice foi de 31,77%. As viagens de negócios também tiveram um crescimento, passando de 10,31% em 2022 para 11,48% em 2023. Em quarto lugar, ficaram as viagens em grupo, que apesar de terem uma demanda menor, ainda registraram 1,59% em 2023 e 1,25% em 2022. De acordo com dados da Anac e da Embratur, os turistas estrangeiros que visitaram a Paraíba entre 2022 e 2023 vieram principalmente dos Estados Unidos e da Argentina, destacando-se os aeroportos de Guarulhos e Galeão como portões de entrada.

Novos Roteiros

A Paraíba deve ganhar novos destinos turísticos espalhados pelo estado ao longo deste ano. Ao todo, são 13 roteiros que estão em fase de preparação, com ações voltadas à elaboração de atrativos e capacitação para os empreendedores. As iniciativas estão sendo realizadas pelo Sebrae/PB e parceiros e integram o programa nacional Agente de Roteiros Turísticos. No planejamento das atividades estão incluídas ainda a qualidade da experiência oferecida ao turista, valorização e preservação do meio ambiente, pessoas e cultura local.

Cabedelo-(Foto-Teresa-Duarte).jpg

Cabedelo

“Encantos do Rio Paraíba” é o nome do novo roteiro que acaba de ser lançado na Paraíba pelo Sebrae, através do consultor Danylo Aguiar, do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos, coordenado pela gestora Regina Amorim. A saída acontece em um píer na Praia do Jacaré, onde se pega um barco com capacidade para 19 pessoas. Os condutores fazem parte da Cooperativa Barqueiros da Maré, que já fazem o trajeto da Ribeira, em Santa Rita, para Cabedelo, trazendo e levando moradores que trabalham na cidade portuária. A ideia foi introduzir nessa cooperativa a lógica do turismo para potencializar a regionalização e gerar renda para eles, integrando Cabedelo a Santa Rita. São 17 barqueiros que fazem essa travessia e conhecem muito bem o rio Paraíba. A primeira parada do roteiro é nas croas da Ribeira, em Santa Rita, para observar e interagir com as marisqueiras. A segunda parada é para um banho de rio na Prainha da Ilha da Restinga, um lugar tranquilo de águas quentes e calmas e de natureza intocada. Encerrando o roteiro em Forte Velho, onde ao turistas podem apreciar a deliciosa gastronomia. O roteiro é apoiado pelo Fórum de Turismo Sustentável Rota Sanhauá, que atua nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Bayeux e Santa Rita.

João Pessoa

A Prefeitura Municipal de João Pessoa abriu oficialmente ontem, no Centro Cultural de São Francisco, no centro da Capital, as atividades do projeto Corredor Turístico Duque de Caxias. O objetivo do projeto é fortalecer a identidade cultural e valorizar o espaço urbano do centro da cidade.

Solânea-(Foto-Teresa-Duarte).jpg

Solânea

O Grêmio Morenense, em Solânea, está completando 100 anos de fundação, e vai comemorar a data com o tradicional Baile Vermelho e Banco, no dia 03 de fevereiro, a partir das 22h. Este ano o baile homenageia os fundadores do Grêmio Morenense. A programação conta com apresentação do Galego Raio de Sol e Tércio e a Orquestra Veneno do Frevo. Às 06h da manhã a Orquestra sai pra avenida Celso Cirne em direção à Praça 26 de novembro, para o banho na cascata, onde se encerra a festa, com as duas orquestras tocando frevo e marchinhas. Para ter acesso ao baile, as pessoas tem que vestir as cores da festa, que homenageia o Clube de Futebol Vila Branca, do departamento de Esporte do Grêmio e as cores da bandeira da cidade de Solânea.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 05 de janeiro de 2024.