Paraíba: todos os cantos 23.08.2019

publicado: 23/08/2019 09h48, última modificação: 23/08/2019 09h48
Alagoa Grande (Foto Teresa Duarte).jpg

- Foto: Foto: Teresa Duarte

tags: teresa duarte , paraíba todos os cantos

Alagoa Nova (Foto: Teresa Duarte)

O município de Alagoa Nova encerra neste final de semana a programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2019. A programação conta com oficinas, trilhas ecológicas, passeio ciclístico, mototrilha, exposições, exporural, visita a engenho , farinhada no sítio, feira de artesanato, feira gastronômica, dança, teatro, música, literatura e shows musicais.

Areia

A Atura - Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia e a Prefeitura Municipal de Areia, região do Brejo paraibano, realizaram neste final de semana o evento “Flores, Empreendedorismo e Arte ao Som do Chorinho”. O evento que conta com o apoio da UFPB – Campus de Areia e do IFPB – Campus de Areia, será realizado na Praça Central e a programação está recheada de atrações culturais, oficinas de economia criativa e de gastronomia utilizando flores comestíveis, as famosas PANCS, bem como visita técnica a Floricultura Vila Real e exposição de Minijardins, Cactos e Suculentas no Engenho Várzea do Coaty.

Sousa

O Vale dos Dinossauros instalado em Sousa, a 430 Km de João Pessoa, está passando por mais uma etapa de reformas e ampliação. Com investimento de R$ 2 milhões – que conta com a parceria da Prefeitura, Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal, e apoio do Governo do Estado -, as obras compreendem ampliação do Museu, onde irão funcionar salas para exposição de acervos, biblioteca, auditório com capacidade para 168 pessoas, lanchonete, e ainda salas para administração. O projeto ainda prevê a pavimentação do acesso ao Vale. Apesar das obras, o Parque encontra-se funcionando normalmente de terça-feira a domingo das 8h às 17h, inclusive aos feriados. No Parque, há dois guias, que fazem toda parte de acompanhamento, desde o Museu, onde se encontram alguns acervos e a parte das trilhas, e nas áreas onde estão as pegadas. No local já está em exposição um osso de dinossauro encontrado recentemente. É o fóssil do dinossauro da família titanossautidae, batizado como o Sousatitan, que encontra-se exposto no Museu.

Alagoa Grande (Foto Teresa Duarte).jpg

Alagoa Grande (Foto: Teresa Duarte)

A programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2019 chega ao município de Alagoa Nova, chega ao seu último destino na próxima segunda-feira (26) encerrando no dia 01 de Setembro. A programação vai concluir as homenagens ao centenário do músico paraibano Jackson do Pandeiro, contando com atrações locais e regionais tais como a feira cultural, exposições, mostras de arte e de cinema, orquestras, oficinas de dança, teatro e de Craquelê, palestras, espetáculos teatrais, mostra literária, música, corrida e shows. O destaque fica para as atrações dedicadas exclusivamente às homenagens e resgates históricos sobre o Rei do Ritmo no lugar onde o artista nasceu, como, por exemplo, o “Som no Memorial”, no Memorial Jackson do Pandeiro, apresentação “No Ritmo do Rei”, o “show do Centenário”, com Biliu de Campina, além, da programação adicional do Governo do Estado paralela aos acontecimentos principais do evento.

Alagoa Grande II (Foto Teresa Duarte).jpeg

Alagoa Grande II (Foto: Teresa Duarte)

Na abertura da programação da Rota Cultural Caminhos do Frio em Alagoa Grande, a diretora presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, fará o lançamento da edição do Correio das Artes em homenagem a Jackson do Pandeiro. Dentro da programação da EPC consta ainda a doação de exemplares do Correio das Artes para a Prefeitura Municipal e para o Memorial Jackson do Pandeiro, bem como o lançamento da reedição da plaquete com a biografia “Jackson do Pandeiro – O Rei do Ritmo”, série histórica produzida pela Editora A União, no ano 2000, que será feita pelo jornalista Fernando Moura. A Rota Cultural Caminhos do Frioé uma realização do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo paraibano, contando com apoio do Governo do Estado através da EPC – Empresa Paraibana de Comunicação, através do Jornal A União e Rádio Tabajara.