Paraíba: todos os cantos 31.05.2019

publicado: 03/06/2019 12h47, última modificação: 03/06/2019 12h47
Monteiro (Foto Teresa Duarte).JPG

tags: santa luzia , cabaceiras , são joão , festa juninas , teresa duarte

João Pessoa (Foto: Teresa Duarte)

Hoje às 20h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, será acontece a finalíssima do II Festival de Música da Paraíba com as 14 músicas selecionadas na primeira e segunda etapa, realizadas nos municípios de Alagoa Grande e Monterio.O Festival é uma realização da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e da Empresa Paraibana de Comunicação - EPC (através da Rádio Tabajara) e Secretaria de Estado da Comunicação. Em cada etapa foram apresentadas 15 músicas. Serão pagos R$ 20 mil em prêmios, sendo R$ 10 mil para o primeiro colocado, R$ 5 mil para o segundo, R$ 3 mil para o terceiro e R$ 2 mil para melhor intérprete.

Cabaceiras (Foto teresa Duarte).JPG

Cabaceiras (Foto: Teresa Duarte)

Começa hoje e prossegue até o próximo domingo a 21ª Festa do Bode Rei na cenográfica cidade de Cabaceiras, região do Cariri, onde acontece um dos maiores festivais de Caprinovinocultura do Brasil. O governo do Estado da Paraíba é um grande apoiador do município e da festa do Bode Rei, que conta com a Expofeira, Gastronomia Bodística, Feira de Artesanato, Forró-pé-de-serra, Competições, Seminários e Shows com diversos artistas. A estrutura do evento conta com o Parque do Bode, Praça do Bode, Praça do Artesanato, Praça de Alimentação, Palco Cultural e Arraial Popular. A Festa do Bode Rei também vai homenagear o centenário do Rei do Ritmo, o paraibano Jackson do Pandeiro, que levou o nome da Paraíba além das fronteiras. No Reino Encantado do Bode Rei, terá um espaço especial para homenagear Jackson e sua história.

Santa Luzia

O 1° Festival Gastronômico Junino será realizado no período de 20 a 25 de junho, durante as festividades juninas de Santa Luzia, fazendo parte da programação do São João Tradição de Santa Luzia PB. O evento visa valorizar a Culinária Regional, proporcionando aos clientes e turistas uma experiência sensorial muito gostosa e maior fluxo de consumidores nos estabelecimentos participantes e conta com visita aos restaurantes, lanchonetes, pizzaria e churrascaria, uma adesão de 12 empresas de alimentação fora do lar.

Paraíba

O Destino Paraíba foi divulgado nos dias 24 e 25 de maio em Itajaí, Santa Catarina, durante a 25ª Bolsa de Negócios de Turismo do Mercosul (BNT Mercosul). O evento, segundo os organizadores, recebeu um total de 5.522 profissionais do turismo, incluindo 149 operadores e 33 grupos de famtour. Somente nas salas de capacitações foram contabilizadas as presenças de 3.321 profissionais da área.

Festejos Juninos (Foto Teresa Duarte).JPG

Festejos Juninos (Foto: Teresa Duarte)

Pelo nono ano consecutivo, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) promoveu um avant premier dos principais festejos juninos da Paraíba. A nova edição, que foi lançada ontem na sede da PBTur em João Pessoa, contou com a participação de 25 prefeituras que, além de divulgar seus festejos juninos, estão programando apresentações culturais com a presença marcante de diversas quadrilhas juninas. A maioria das festas juninas deste ano na Paraíba terá como personagem principal o multiartista paraibano Jackson do Pandeiro, pelo seu centenário de nascimento. A Prefeitura de Cabaceiras, por exemplo, montou um pandeiro com couro de bode na entrada da festa, assim como realizará recitais em homenagem ao artista, com o lançamento de um selo postal e um cordel que contará a sua história. Em Cacimba de Dentro, a coordenação municipal informou que será realizado um tributo a Jackson do Pandeiro nas instalações reservadas às apresentações culturais, no pátio principal do evento. Já em Bananeiras, será encenada uma peça teatral na abertura do São João no colégio Emília de Oliveira Neves, enquanto em Conde, os alunos estão pesquisando a vida do artista para exaltá-lo durante os festejos juninos.