Notícias

turismo

Pilões, Itabaiana, Galante e Bananeiras | 09.08.2024

publicado: 16/08/2024 09h10, última modificação: 20/09/2024 10h35

por Teresa Duarte*


Pilões

Imagine vivenciar o passado indígena, do período de 1500 anos atrás, conhecendo peças de barro confeccionadas por comunidades nativas. Foi isso que a “Expedição: Jornalistas na Estrada”, formada por mim e as jornalistas especializadas em turismo Alessandra Lontra, Ana Célia Macêdo, Rosa Aguiar e Ruth Avelino, encontrou em sua viagem à cidade de Pilões, no Brejo paraibano. Como nossa programação foi extensa, hoje trago informações sobre o Museu de Arqueologia de Pilões, um local que está sendo bastante visitado pelos turistas. Confesso que fiquei encantada com a riqueza do acervo ali encontrado: são mais de 200 peças arqueológicas e 22 conjuntos funerários dos povos tupi-guarani e aratu, incluindo artefatos da tradição ceramista aratu e outros itens e ferramentas de pedra polida, pertencentes a diferentes contextos históricos. 

Fotos: Teresa Duarte

Itabaiana

A Feira de Negócios do Vale do Paraíba (Fenevale) segue até amanhã na cidade de Itabaiana, na Zona da Mata paraibana. O evento, que é realizado pelo Sebrae-PB e está em sua sétima edição, é tradicional por reunir os produtores de camarão da região e apresentar as principais novidades do setor. No mesmo período, também é promovido o 6o Festival do Camarão. A programação inclui palestras e rodadas de negócios, além de estandes de diversas empresas, apresentando aos carcinicultores maquinários, tecnologia e insumos para a melhoria das produções. Tanto a Fenevale quanto o festival gastronômico acontecem na Praça Epitácio Pessoa, no Centro.

Galante 

Já pensou em fazer uma viagem que permita tomar leite no curral, fazer trilhas a cavalo ou assistir como as ovelhas são liberadas para o pasto ao amanhecer? É a isso que se propõe um setor que está crescendo na Paraíba: o turismo rural. Oferecendo uma convivência no campo de forma rústica — mas com conforto — e a culinária típica e farta do interior, acomodações rurais temporárias vêm ganhando adeptos que não querem mais apenas os atrativos de sol e mar, comuns em hotéis e pousadas do Litoral. Situada na Fazenda Olho D’Água, no distrito de Galante, em Campina Grande, a Casa de Cumpade é um desses empreendimentos, aproveitando-se de tudo que a flora e a fauna da região já oferecem. 

Fotos: Teresa Duarte

Ponte do Futuro

O governador João Azevêdo assinou, na última terça-feira (13), em João Pessoa, o contrato para a construção do complexo rodoviário Ponte do Futuro, que interligará as cidades de Cabedelo, Santa Rita e Lucena. Com investimentos que somam R$ 465,5 milhões, as obras terão início no km 9,64 da BR-230, em Cabedelo. O projeto consiste na construção de duas pontes: a primeira terá uma extensão de 2 km e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de 7,2 m, pista de passeio de 3,3 m, ciclovia de 2,5 m e acostamento de 2,5 m. A intervenção também contará com um viaduto de 40 m sobre a linha férrea e um mirante. A segunda ponte terá uma extensão de 420 m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.

Bananeiras

De 19 a 25 de agosto, a cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano, será o novo destino do festival Caminhos do Frio, realizado pelo Fórum de Turismo Sustentável do Brejo paraibano, com apoio do Governo do Estado, do Sebrae-PB e das prefeituras participantes. Bananeiras foi a primeira cidade a sediar o projeto, em 2006, a partir de onde a rota se estendeu para os outros nove municípios que a compõem atualmente. Essa é a 19a edição do evento, que já passou pelas cidades de Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema e Remígio. Alagoa Grande e Alagoa Nova fecham o circuito em setembro.

Fotos: Teresa Duarte

*Coluna publicada originalmente na edição impressa no dia 16 de agosto de 2024.