turismo

publicado: 09/08/2024 08h31, última modificação: 09/08/2024 08h31

por Teresa Duarte*

Pilões

Após passar por Araruna, a “Expedição: Jornalistas na Estrada”, projeto formado por esta colunista e as jornalistas de turismo Alexandra Lontra, Ana Célia Macedo, Rosa Aguiar e Ruth Avelino, segue hoje para sua segunda viagem, tendo como destino o município de Pilões, no Brejo paraibano. A convite do secretário de Turismo da cidade e presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Souza, teremos uma extensa programação, passando pelo Museu de Arqueologia de Pilões, pela Igreja Centenária Sagrado Coração de Jesus e pela Fábrica de Cocada, entre outros. A “Expedição: Jornalistas na Estrada” permanece em Pilões até este domingo (11).

João Pessoa

O encerramento da Semana Cultural do Maracatu será marcado pela apresentação do show “Encantos da Jurema”, com Mallu Morena, para homenagear o universo mítico da jurema sagrada. Mallu é uma multiartista paraibana que trabalha, principalmente, nas áreas de canto, teatro e poesia. O evento, que está sendo realizado na Avenida João Suassuna, no 13, no Varadouro, em João Pessoa, tem oferecido uma programação diversificada, para todas as idades. Organizada pela Casa Amarela Produções e pela Nação Maracatu Pé de Elefante, a ação tem o intuito de viabilizar o acesso à cultura, de forma gratuita, para as comunidades de João Pessoa.

Dona Inês

A cidade de Dona Inês, localizada na Serra paraibana, será palco de uma noite especial, dedicada aos amantes de queijos e vinhos. O evento está marcado para amanhã, às 19h30, no Espaço Memória, situado no Centro. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com o objetivo de oferecer uma experiência gastronômica aos moradores e visitantes da cidade, aproveitando o frio característico da região nesta época do ano. A Noite de Queijos e Vinhos promete ser uma oportunidade única para quem busca apreciar o clima ameno da Serra, enquanto desfruta uma seleção variada de queijos e vinhos. O evento é aberto ao público e espera atrair um grande número de participantes.

João Pessoa II

A Decolar, uma das principais plataformas de viagens, aponta que João Pessoa está entre os 20 destinos mais desejados para o segundo semestre de 2024. A análise foi realizada com base na procura por hospedagens nacionais e internacionais no site e no aplicativo da companhia. A capital paraibana ocupa a 13a posição geral do ranking. O estudo aponta, ainda, um crescimento de 52% nas buscas em comparação com o mesmo período de 2023.

Remígio

A Rota Cultural Caminhos do Frio 2024, que homenageia, neste ano, o Movimento Armorial, do escritor Ariano Suassuna, chega, na próxima segunda-feira (12), ao município de Remígio, uma das cidades mais frias do Brejo paraibano. O município de cerca de 20 mil habitantes deverá ver sua ocupação triplicar no período do festival, que segue até 18 de agosto. Situada a mais de 590 m de altitude e cercada por biomas diversos, como Brejo, Caatinga e Curimataú, a cidade será cenário de uma programação que trará desde homenagens ao Movimento Armorial até o show da cantora Vanessa da Mata, na quinta-feira (15), seguido, na sexta-feira (16), pelo cantor Edson Gomes. Até o mês de setembro, o 18o Caminhos do Frio passará, ainda, pelos municípios de Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova.

Fotos: Teresa Duarte

*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de agosto de 2024.