Notícias

turismo

Pitimbu, Cabedelo, Dona Inês, Picuí e Cuité | 29.08.2025

publicado: 29/08/2025 08h28, última modificação: 29/08/2025 08h28
Pitimbu (Foto Teresa Duarte).JPG

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

Pitimbu

Quatro municípios do Litoral paraibano, Pitimbu, Mataraca, Lucena e Cabedelo aderiram à nova edição do Projeto Praia Limpa. A iniciativa, desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), e tem o objetivo de promover ações de educação ambiental nas praias da Paraíba, como mutirões de limpeza e orientações sobre o descarte correto de resíduos sólidos, em favor dos ecossistemas costeiros e marinhos.A cerimônia de abertura do Praia Limpa de 2026 está prevista para o dia 4 de dezembro de 2025. As ações do novo ciclo do projeto prosseguirão até 5 de fevereiro do próximo ano — quando, conforme a Sudema, ocorrerá a entrega da certificação às prefeituras que cumprirem os critérios estabelecidos.

Cabedelo

Cabedelo segue em evidência por dois projetos ligados à infraestrutura e logística. O Porto da cidade foi reconhecido pela quarta vez no Prêmio Portos + Brasil, conquistando o 2º lugar na categoria “Avanço IGAP”, que avalia a evolução na gestão das autoridades portuárias. No mesmo município, a Ponte do Futuro avançou com a concretagem do primeiro vão de 33 metros. A obra, orçada em R$ 465,5 milhões, vai interligar Cabedelo, Santa Rita e Lucena, melhorando a mobilidade na região metropolitana e favorecendo o escoamento logístico e o turismo regional.

Dona Inês

O município de Dona Inês sediaaté domingo (31), o Festival de Inverno das Serras, promovido pelo Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú com o apoio da prefeitura municipal de Dona Inês, Sebrae PB e patrocínio do Banco do Nordeste e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. Este é o quinto município a sediar o evento que já passou por Serra da Raiz, Barra de Santa Rosa, Cuité e Araruna, e acontece agora em Dona Inês e, de 10 a 13 de setembro, em Cacimba de Dentro, finalizando a edição 2025. Entre os destaques da programação estão as atividades de ecoturismo, como a trilha para a Pedra Lavrada com rapel,  e a visita ao Quilombo Cruz da Menina.

Picuí

Uma reserva ecológica localizada na zona rural da cidade de Picuí, no Curimataú da Paraíba, tem ajudado a preservar o bioma Caatinga, um dos mais importantes do mundo. A iniciativa existe desde 2005 e conta com a ajuda de pesquisadores universitários para promover o ecoturismo na região. A Reserva Olho D’Água das Onças é uma área com mais de 20 hectares de conservação ambiental. O local recebeu esse nome porque na década de 1970 havia relatos do aparecimento de onças da espécie suçuarana na região. Segundo especialistas, as onças não habitam mais no local em virtude da ação humana. Buba Germano, fundador da reserva, explicou que a missão do local é preservar o bioma Caatinga para garantir a existência da biodiversidade para as próximas gerações.

Cuité 

O município de Cuité, no Curimataú paraibano, passou a integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação foi concedida pelo Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos Interlocutores Estaduais do programa, reconhecendo o potencial turístico da cidade.Com a certificação, Cuité se insere em uma região turística dentro do PRT, o que reforça sua importância no cenário estadual e amplia as oportunidades para o desenvolvimento local. O reconhecimento indica que o município possui características que o habilitam a receber investimentos e projetos voltados ao fortalecimento do turismo, durante o período de validade do certificado (um ano). O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento estratégico que orienta a aplicação de políticas públicas voltadas para o setor. Ele define as áreas prioritárias de atuação do governo federal e possibilita o direcionamento de investimentos para ações de infraestrutura, qualificação e promoção do turismo.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de agosto de 2025.