Preamar, Melhor Idade, Imprensados | 02.02.2024

Preamar-PB (Foto Teresa Duarte).jpg

por Teresa Duarte*

Preamar-PB

O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (Preamar-PB) inicia uma nova fase, com ampliação do Programa, com cerca de R$ 10 milhões de investimentos do Governo Estadual. O governador da Paraíba, João Azevêdo, assinou na última segunda-feira (29), no Pavilhão de Congressos do Centro de Convenções de João Pessoa, um acordo histórico para a ampliação do Preamar-PB, que nesta nova fase irá tratar também do gerenciamento costeiro integrado dos nove municípios do litoral paraibano, identificando os pontos de erosão marinha e propondo, por meio do conhecimento científico, as medidas necessárias para esta contenção. O Preamar-PB, que inicialmente contemplava a instalação de recifes artificiais marinhos, áreas temáticas para o mergulho contemplativo e a restauração de ecossistemas coralíneos naturais em João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde, ampliará o estudo para Pitimbu, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição e Mataraca. A ampliação do Preamar-PB é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Polo de Inovação do IFPB, por meio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) e o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB).

Melhor Idade

Imprensados (Foto Teresa Duarte).jpg
Foto: Teresa Duarte

O Bloco da Melhor Idade, que neste ano desfila na próxima segunda-feira (05), reúne todas essas diferentes concepções da festa para um público prioritariamente acima de 60 anos de idade. O bloco continua fazendo a festa com as marchinhas de carnaval. A concentração da Melhor Idade tem início às 18h, no Busto de Tamandaré, e segue por volta das 20h30 até a Feirinha de Tambaú, onde a festa continua até a meia-noite.

Imprensados

Quando a notícia é Carnaval, os profissionais responsáveis por narrar essa experiência coletiva não podem se livrar dos microfones, câmeras e entrevistas para se entregar à folia. Mas por um dia isso muda. No dia do Bloco dos Imprensados, os profissionais da comunicação que estão competindo durante todo o ano por uma boa história saem dos bastidores e se reúnem para virar protagonistas desse espetáculo popular. No Carnaval de 2024, esse dia será o dia será amanhã (3), um sábado, com concentração a partir das 14h, na Praça Rio Branco, Centro Histórico de João Pessoa.

Tambiá Folia

O período pré-carnavalesco na capital paraibana esquenta ainda mais amanhã (3) com a realização de mais uma edição do Tambiá Folia, que chega aos seus 25 anos de existência. Este ano, o evento será marcado por três grandes atrações: Forró Sensação, Alinne Rosa e Ramon Schnayder. O palco da festa carnavalesca, que terá início a partir das 20h, abrange a Praça Prefeito Manoel Moreira da Nóbrega e a Rua Juvêncio Mangueira Carneiro, no Bairro de Tambiá, um dos logradouros mais antigos e tradicionais da cidade de João Pessoa.

Galante

Galante (Foto Teresa Duarte).jpg
Foto: Teresa Duarte

Você já pensou fazer um turismo rural de qualidade, considerando a possibilidade de tomar leite no curral, fazer trilhas a cavalo ou assistir como as ovelhas são liberadas para o pasto ao amanhecer. É isso que se propõe um tipo de hospedagem que está crescendo na Paraíba: o turismo rural. Oferecendo uma convivência no campo de forma rústica, mas com conforto, culinária típica e farta do interior, esses tipos de acomodações temporárias vem ganhando adeptos que não querem mais apenas os atrativos de sol e mar comuns em hotéis e pousadas localizadas no Litoral. Localizada na fazenda Olho D’água, no distrito de Galante, em Campina Grande, a ‘Casa de Cumpade’ é um desses empreendimentos que têm se adaptado a essa nova realidade, que se aproveita de tudo que a flora e a fauna da região já oferece.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 02 de fevereiro de 2024.