Queimadas, Abrajet, Campina Grande, João Pessoa, Araruna | 24/03/2023

Queimadas (Foto Teresa Duarte).jpg

por Teresa Duarte*

Queimadas

Localizado no Agreste paraibano, vizinho a Campina Grande, o município de Queimadas possui um grande atrativo natural que chama a atenção dos visitantes: são as pedras com formatos curiosos e que estão em todo o lugar. Tem a Pedra do Bico, a Pedra do Cachorro, do Touro, da Tartaruga, da Caveira, do Vento. A prática de rapel pode ser feita em algumas delas e o município dispõe de instrutores qualificados. Outro patrimônio que enriquece a região é o Centro Cultural Philos Haus, no Sítio Riacho do Meio. O filósofo e psicólogo Gutemberg Barbosa é herdeiro da propriedade e responsável pelo local, que guarda objetos da história do lugar relacionados com o ciclo do sisal, algodão e pecuária. O complexo inclui a casa sede no modelo das fazendas do Nordeste do século passado, a casa memorial, uma capela em homenagem a São Francisco e toda uma natureza exótica de plantas nativas.

Abrajet

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional Paraíba (Abrajet – PB) se reuniu na última terça-feira, no Hotel Litoral, em João Pessoa, para discutir o planejamento das suas ações para 2023. Durante a reunião, dentre os assuntos abordados, estiveram a discussão sobre temas atuais, que serão debatidos em eventos futuros, o convite para que a academia participe das discussões e eventos voltados para o jornalismo de turismo, a adesão de novos membros, bem como sobre a tradicional festa de entrega do Troféu Waldemar Duarte para “Os Melhores do Turismo”, que irá acontecer no final do ano. A Abrajet Paraíba reforçou seu compromisso para fortalecer a imagem do turismo no estado e para aumentar a visibilidade dos destinos paraibanos.

Campina Grande

Uma programação paralela ao Maior São João do Mundo, reunindo em um mesmo local muito forró e ambientes que lembram a típica cultura nordestina. A direção da Vila Sítio São João anunciou as atrações que vão abrilhantar uma das festas mais nordestinas do ano, que esse ano traz como tema “Celebre nossa cultura: Nordestine-se". A celebração maior do povo nordestino terá um espaço plural, que respira poesia, sons, sabores, costumes e aromas. A programação da Vila Sítio São João, que chega a receber um grande público durante os finais de semana, aguarda cerca de 150 mil pessoas durante os meses de junho e julho, de todas as faixas etárias. O turista que vem ao Maior São João do Mundo se depara com uma estrutura de três hectares, com cenários diversos e apresentações culturais de forma intimista.

Campina Grande (Foto Teresa Duarte).jpeg

João Pessoa

O Centro Cultural Casa da Pólvora, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, realizará a exposição ’13 símbolos da Paixão’. O evento será aberto ao público a partir de hoje, às 16h, com entrada gratuita. A mostra, que tem a curadoria de Augusto de Moraes, marcará o início da programação da Semana Santa na capital paraibana e destacará os elementos que fizeram parte de todo o contexto da Paixão de Cristo, na crucificação de Jesus.

Araruna

O lançamento do Passaporte Caminhos das Ararunas será realizado amanhã, às 19h, no Campus da UEPB, no Centro da cidade. O documento será entregue a turistas que decidirem desbravar os mais de 120 quilômetros de corredores ecológicos, os quais se estendem por quatro municípios vizinhos: Araruna, Tacima, Dona Inês e Riachão. As prefeituras das respectivas cidades, a agência do Sebrae Araruna e o Fórum de Turismo do Curimataú estão apoiando o projeto. A trilha é constituída por oito trechos, que podem ser finalizados em dias seguidos, continuadamente ou em dias separados, de maneira intercalada. No passaporte, há uma ficha médica para preenchimento com informações pessoais, como o tipo sanguíneo e telefone para emergência. Ao concluir os Caminhos das Ararunas, o turista receberá um certificado.

Araruna (Foto Teresa Duarte).JPG
Fotos: Teresa Duarte

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 24 de março de 2023.