Queimadas
O município de Queimadas, no Agreste paraibano, a 133 km de João Pessoa, vem investindo no turismo, inovando e implantando produtos que fazem todo um diferencial. Inaugurada em novembro de 2022, foi inaugurado o Mercado Público Simão Araújo Barbosa de Almeida, servindo de modelo, sendo o primeiro e único mercado turístico da Paraíba. Lá o turista vai encontrar tudo que existe nas feiras livres, além de uma excelente gastronomia na praça de alimentação, salão de beleza, diversos produtos, fazendo ao todo mais de 300 box.
João Pessoa
A Expo Turismo Paraíba, que será realizada de 25 a 27 de maio, no Centro de Convenções de João Pessoa PB, é a maior feira de turismo do Estado. Serão 150 estandes para 300 expositores da hotelaria, agências de turismo e receptivo, mais de 100 destinos de 12 regiões turísticas da Paraíba, além de destinos do Brasil inteiro. Tudo isso numa área de 20 mil metros quadrados. A expectativa da organização do evento é atrair 18 mil visitantes no presencial e 20 mil acessos, no digital, em 3 dias. Estarão presentes equipamentos do Brejo, Cariri, Curimataú, Seridó, Vale dos Sertões, Vale do Mamanguape, Vale dos Dinossauros, Vale do Paraíba, Serra da Borborema e Costa das Falésias, Trilha dos Potiguara e Rota Sanhauá, expondo suas novidades de roteiros, hotéis e equipamentos turísticos que estão surgindo em toda a Paraíba.
Pilar
O Engenho Corredor, onde nasceu o escritor José Lins do Rego e um dos mais importantes monumentos da Paraíba, localizado no município de Pilar, ressurge para a cultura e para o turismo. Tombado por decreto estadual, ele é um complexo que inclui a casa grande, casa de purgar, moinho, engenho e até senzala, possuindo móveis de época, utensílios e fotos de seu fundador, o avô do escritor, coronel José Lins, e da família. O engenho Corredor é praticamente um personagem em alguns dos livros de José Lins, sobretudo Menino de Engenho e Doidinho, que retratam sua infância e adolescência no local, os costumes e a vida rural do ciclo da cana de açúcar. O local é o ponto de largada da Rota Cultural do Vale do Paraíba e o roteiro incluiu também visita a cidade de Pilar e a Praça José Lins do Rêgo, onde está um busto do autor, e que foi inaugurado pelo próprio, na companhia de Raquel de Queiroz, Gilberto Freyre e José Américo.
Brejo do Cruz
O Diário Oficial do Estado (DOE) da última terça-feira (07), trouxe a lei sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB) que torna a ‘Pedra da Turmalina’, símbolo do município de Brejo do Cruz, Sertão paraibano, patrimônio histórico cultural da Paraíba. A pedra é famosa por ser inspiração em uma das músicas mais conhecidas do brejo-cruzense Zé Ramalho, intitulada ‘Avôhai’. O local também passa a ser considerado pela lei 12.580 como patrimônio turístico imaterial do estado.
Areia
O Festival Gastronômico Sabores da Serra está de volta e agora trazendo uma novidade, com o lançamento do Congresso Brasileiro de Ecogastronomia, que acontecerão juntos nos dias 31 de março a 03 de abril deste ano, em Areia-PB. Valorizando a gastronomia regional e toda sua riqueza histórica e cultural, com o tema “Resgatando Sabores e Saberes”, vem aí uma programação de dar água na boca e preencher todos os sentidos com palestras, mesas redondas, painéis temáticos, aulas-show, feirinha gastronômica, concursos, música e muita comida boa. Além da participação de professores, estudantes, pesquisadores e produtores que vão enaltecer o respeito ao alimento em toda sua cadeia produtiva, chefs renomados do Brasil todo vão se juntar aos melhores chefs e cozinheiros do Brejo Paraibano, para nos surpreender com as delícias que podem ser preparadas a partir dos insumos dessa terra abençoada.
*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 10 de março de 2023.