Remígio, Conde, Bananeiras, Matinhas e Baía da Traição | 19/08/2022

publicado: 19/08/2022 00h00, última modificação: 19/08/2022 11h29
Remigío (Foto Teresa Duarte).JPG

- Foto: (Foto: Teresa Duarte)

tags: Remígio , Conde , Bananeiras , Matinhas , Baía da Traição

por Teresa Duarte*

Remígio (Foto: Teresa Duarte)

A programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2022 no município de Remígio, será encerrada no próximo domingo (21). A grade musical está programada para receber Zeca Baleiro, Geraldinho Lins, Petrúcio Amorim, Michelle Andrade e diversos artistas locais. Esta é a quinta edição da Rota Cultural Caminhos do Frio em Remígio.

Conde

No período de 08 a 11 de setembro de 2022, em Jacumã – Conde/PB ocorrerá o IX Encontro Norte-Nordeste de Naturismo (IX ENNN), o 2º Fórum Local de Turismo Naturista e o 13º Tambaba Open. São eventos promovidos e organizados pela Sociedade Naturista de Tambaba e têm como tema central “Naturismo: Agente transformador que impulsiona o desenvolvimento sustentável”. A temática escolhida busca discutir aspectos relevantes para fortalecimento do naturismo, do turismo naturista e do desenvolvimento sustentável. É no Território Macuxi, sede do NU, um pedacinho da Mata Atlântica, a 10 km de Tambaba, onde se dará a abertura oficial e as discussões do IX ENNN e do 2º Fórum Local de Turismo Naturista, assim como a realização de atividades culturais e esportivas. Já na Praia de Tambaba, conhecida nacionalmente pelas belezas naturais e por permitir a prática naturista ocorrerá o ato comemorativo dos 26º anos da SONATA, entretenimentos e o 13º Tambaba Open, competição de surfe naturista de reconhecimento mundial e que este ano será apresentada pela Federação Brasileira de Naturismo – FBrN, a entidade maior do naturismo brasileiro.

Bananeiras (Foto Teresa Duarte).JPG

Bananeiras (Foto: Teresa Duarte)

Na próxima segunda-feira (22) será a vez do município de Remígio iniciar a programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2022. O festival contará com uma ampla programação cultural que oferecerá aos visitantes muita música, artes cênicas, gastronomia, trilhas e experiências únicas nos engenhos e demais atrativos locais. Segundo o prefeito Matheus Bezerra, a gestão municipal vem dando continuidade ao fortalecimento do calendário turístico da cidade. Em sua 17º edição, o evento homenageia Pinto do Acordeon, cantor e compositor paraibano, falecido em julho de 2020. A Rota Cultural Caminhos do Frio inclui os municípios de Areia (4 a 10 de julho), Pilões (11 a 17 de julho), Matinhas (18 a 24 de julho), Solânea (25 a 31 de julho), Serraria (1 a 7 de agosto), Alagoa Nova (8 a 14 de agosto), Remígio (15 a 21 de agosto), Bananeiras (22 a 28 de agosto) e Alagoa Grande (29 de agosto a 4 de setembro).

Matinhas

Com temperatura amena, Matinhas está localizada na Mesorregião do Agreste Paraibano e na Microrregião do Brejo Paraibano, distante 135 Km da capital João Pessoa. As cachoeiras do rio Mamanguape, os laranjais, a cultura religiosa e a gastronomia presentes na zona rural atraem visitantes de todos os cantos o ano inteiro. O Município conta com uma das mais bonitas quedas d’agua da Paraíba que é a Cachoeira do Pinga. Situada no Sítio Jurema, a cachoeira no período chuvoso (maio a setembro) escorre em pleno leito do rio Mamanguape, formada por uma série de três quedas d’agua que variam entre 3 e 10 metros de altura. O local atrai amantes do ecoturismo e do turismo de aventura.

Baía da Traição (Foto Teresa Duarte).JPG

Baía da Traição (Foto: Teresa Duarte)

O povo Potiguara da Paraíba mantém sua identidade cultural, representado no artesanato, na pintura corporal e na dança, da mesma forma evidencia sua religiosidade, atrás do ritual sagrado Toré. No município da Baía da Traição, litoral Norte, se busca evidenciar a luta dos Potiguaras pelo reconhecimento de suas tradições, religiosidade, que se traduz especialmente no ritual, buscando reinserir os Potiguaras na história. É no município que ainda encontramos as Furnas, locais de fuga dos índios contra os inimigos, sendo um lugar sagrado para realização do ritual sagrado do Toré.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 19 de agosto de 2022.