João Pessoa, Conde, Itaporanga e Areia | 30/12/2022

João Pessoa (Foto Teresa Duarte).JPG

SONY DSC - Foto: Foto: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa (Foto: Teresa Duarte)

Depois de dois anos sem a tradicional festa de Réveillon na orla de João Pessoa, por conta da pandemia da Covid-19, a Prefeitura da Capital, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), realiza amanhã (31), a programação que encerra 2022, reunindo moradores e turistas que visitam a cidade. Enquanto aguardam a virada do ano, as famílias que estiverem na orla vão curtir a espera ao som de músicos locais e nacionais. À meia-noite, um brinde a 2023. Na programação, a Funjope contratou artistas que prometem animar a noite, com fôlego para cantar até o Ano Novo chegar. Na lista, está o cantor paraibano, do município de Campina Grande, Ranniery Gomes. A atração nacional é o cantor, compositor e instrumentista Nando Cordel.

João Pessoa II

Aproximadamente 24 mil atendimentos foram registrados nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), da Secretaria de Turismo da Prefeitura de João Pessoa (Setur). São cerca de duas mil pessoas por mês, média que aumenta no mês de dezembro com a alta estação, festas de final de ano e férias escolares. A Setur oferece apoio aos visitantes e a população em geral em três pontos fixos e em uma unidade móvel, além de uma linha telefônica (83 – 98160-8403) e links nas redes sociais – @visite.joaopessoa – e no site da Prefeitura (http://joaopessoa.pb.gov.br).

Conde (Foto Teresa Duarte).JPG

Conde (Foto Teresa Duarte)

O cantor Geraldo Azevedo é a atração principal no réveillon 2023 de Conde. A festa acontecerá na Praça do Mar, em Jacumã e contará com outras atrações que em breve serão divulgadas. A Prefeitura retoma as festividades no município, com atrações conhecidas do público, movimentando também a economia local e o turismo com o aumento nas reservas de quartos de hotéis e pousadas da região. Além do Réveillon já está programada a abertura do verão no dia 30 de dezembro com show de Mano Walter e todos os finais de semana de janeiro, shows musicais com artistas locais e nacionais na Praça do Mar, em Jacumã.

Itaporanga

O município de Itaporanga, situado no Vale do Mamanguape, lançou na segunda-feira passada seu roteiro turístico intitulado de “Roteiros das Águas – história, gastronomia e fé”. O roteiro, ainda em fase de execução, traça um trajeto que irá permitir aos turistas vivenciar experiências junto à natureza, degustar pratos regionais, admirar a cultura local, se relacionar com personagens, contemplar o pôr do sol e conhecer mais a fundo histórias de luta, de resistência e perseverança. Ele contempla uma Eco Trilha no Parque Ecológico da Nascença, visitas ao centro histórico de Curral Grande, Plantação de Abacaxis Orgânicos, Trilha do Cangaço na Barragem de Aruá e na Bodega Bio Bau, encerrando a programação com o Pôr do sol Cultural na Barragem de Santo Antônio.

Areia (Foto Teresa Duarte).JPG

Areia (Foto Teresa Duarte)

O município de Areia, região do Brejo, conta agora com um novo atrativo turístico para quem gosta de um bom frio e uma cachaça produzida de forma 100% artesanal. Trata-se do Engenho Turmalina da Serra, de proprietário do publicitário Jurandir Miranda, que aliou a produção da cachaça em grande estilo ao turismo rural da qualidade, o que fez o engenho se tornou parada obrigatória para quem pretende visitar o município. Uma bela área verde contendo um lago e uma pequena cachoeira, torna o ambiente em perfeita sintonia com a natureza.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 30 de dezembro de 2022.