Salão do Artesanato, Feira de Turismo e mais | 14/01/2022

publicado: 14/01/2022 08h00, última modificação: 20/01/2022 09h15
Salão do Artesanato (Foto Teresa Duarte).jpg

tags: areia , dia verde , jardim botânico , feira de turismo , salão do artesanato

por Teresa Duarte*

Salão do Artesanato (Foto Teresa Duarte)

Tendo como tema “Toda Arte que vem do Mar”, a 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, se realiza até o dia 02 de fevereiro na orla de Cabo Branco, das 16h às 22h. A entrada no local é gratuita e é necessário apresentar o cartão de vacinação. Esta edição é uma homenagem aos homens e mulheres, em sua maioria de João Pessoa, Cabedelo e Pitimbu, reconhecidos por um trabalho que transforma escamas, conchas, mariscos e outros elementos em arte, em personalidade, em pedaços da nossa cultura e de nossas raízes. O salão é uma realização do Governo do Estado, através do Programa de Artesanato Paraibano – PAP em parceria com o Sebrae-Paraíba, com apoio da Empresa Paraibana de Comunicação- EPC, Prefeitura Municipal de João Pessoa e diversos órgãos do governo estadual. O uso de máscaras é obrigatório durante toda a permanência no local, podendo retirar apenas para comer na praça de alimentação.

Feira de Turismo

A Feira Expo Turismo Paraíba, evento promovido pelo Sebrae Paraíba e cuja segunda edição será realizada este ano no período de 10 a 12 de março, ocorrerá na modalidade presencial. O local escolhido para receber a feira de turismo 100% paraibana é o Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Conforme a organização do evento, a expectativa é que municípios de 11 regiões turísticas do estado participem da feira. A iniciativa, que conta com a parceria do Governo do Estado e do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa (JPAC&VB), tem o objetivo de promover, comercializar e fortalecer os negócios de turismo na Paraíba, proporcionando geração de negócios, troca de experiências inovadoras e conhecimentos adequados ao cenário econômico atual.

Jardim Botânico (Foto Teresa Duarte).jpg

Jardim Botânico (Teresa Duarte)

O Jardim Botânico Benjamin Maranhão iniciou no último sábado (8), o projeto Férias no Jardim, com uma programação diversa voltada tanto para o público infantil como para a população em geral. As atividades estão acontecendo todos os sábados desse mês de janeiro, sempre a partir das 13h30, no Jardim Botânico. Esta é a 11ª edição do projeto, sendo a primeira edição depois do início da pandemia. O projeto Férias no Jardim tem em sua programação, brincadeiras como amarelinha, corrida de saco, pula corda, pião, bola de gude, além de uma oficina de construção de brinquedos com materiais recicláveis. Para participar, não será necessário fazer qualquer inscrição prévia. Seguindo os protocolos de segurança para prevenir a disseminação da covid-19 e da gripe, o uso da máscara será obrigatório, assim como a apresentação da carteira de vacinação para maiores de 12 anos.

Dia Verde

Volta a acontecer em João Pessoa, o evento Multicultural Dia Verde, que incentiva a economia solidária e valoriza quem faz a economia criativa na Paraíba, através da comercialização de produtos que prezam o meio ambiente, envolvendo uma programação com diversão para toda a família sair do cotidiano. O evento acontecerá neste sábado (15) e no domingo (16), das 15 às 20h na Usina Cultural Energisa. Em parceria com o Dia Verde, também será realizado o Retrôcando que é um encontro de Brechós que acontece desde maio de 2019, com o intuito de incentivar o consumo consciente para quem adquirir peças de qualidade com preços acessíveis.

Areia (Foto Teresa Duarte).JPG

Areia (Foto Teresa Duarte)

Todos os Domingos é dia de visitar o Engenho Triunfo, no município de Areia. O local é aconchegante com ambiente cercado por natureza, lazer, a exemplo do passeio com pedalinhos, contemplação a beleza das flores e locações para conhecer o processo de produção da cachaça Triunfo. Além de nossa lojinha onde os turistas podem adquirir diversos produtos da Triunfo. A visitação aos domingos só acontece pela manhã, no período das 9h às 11h30 para entrar, fechando todo o parque as 12h30.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 21 de janeiro de 2022.