São João, Campina Grande, Brejo, Santa Rita, Santa Luzia | 23/06/2023

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

São João

Os festejos juninos estão tomando conta do nosso estado e hoje eu trago para vocês, a programação em diversos municípios. O colorido já decora as ruas, praças e outros espaços, enquanto que os shows, quadrilhas juninas, comidas típicas e muito arrasta pé, além da tradicional fogueira e fogos, formam a animação das festas. Então, vamos dar um giro em diversas regiões para ficar por dentro das programações preparadas para o DIA DO SÃO JOÃO.

Campina Grande

A edição dos 40 anos do Maior São João do Mundo chega à semana principal da festa com apresentação de artistas nacionais tanto no Parque do Povo, como em casas de shows da cidade. Além disso, restaurantes rurais e nos bairros e distritos, como Galante, terão programação com arrasta pé já a partir das 10 horas da manhã. Entre as atrações do ‘PP’ estão Elba Ramalho, Alok, Alceu Valença, Fagner, Roberta Miranda e outros.

Brejo (Foto Teresa Duarte).JPG

Brejo

No município de Areia, o São João Raiz, tem programado para o sábado (24), véspera de São João, o show com a atração Filhos de Jackson. O ‘São João Raiz’ da cidade é uma parceria do Areia Convention Bureau, Prefeitura Municipal de Areia e patrocinadores. A festa acontece na Praça Pedro Américo, no centro de Areia e tem reunido o público nesses dias de comemoração e alegria. Em Bananeiras, a programação acontece numa área de 40 mil metros quadrados, o Bananeiras Parque, construído especialmente para promover o evento que segue até o domingo (25). Assim como em Areia, a intenção na cidade de Bananeiras é atrair visitantes locais e turistas. Na programação para hoje (23), tem shows de Matheus e Kauan, Sirano & Sirino, Eliane, Vinícius Mendes e Djael Wagner. Já no sábado (24), tem Capilé, Bizay, Wesley Safadão, Felipe e Rodrigo, Anderson Barbosa e Gui Matos.

Santa Rita

O São João do município de Santa Rita, que ganhou o nome de 'O São João Mais Arretado do Brasil', teve início no dia 8 de junho e segue até 1º de julho com uma vasta programação. A estrutura conta com dois palcos, um na Praça do Povo e outro que receberá atrações locais. Hoje (23), véspera de São João, a programação conta com as apresentações de Tatty Girl, Danieze Santiago, além de Romeu e Romário. Para o Dia de São João, sábado (24), as atrações são Walkyria Santos, Joyce Tayna e Fabiana Souto. Os artistas que se apresentam no dia 28, véspera de São Pedro, são Iguinho e Lulinha, Limão com Mel e Thaysinha. Já no dia 29, tem Raí Saia Rodada, Calcinha Preta e Mauricinho dos Teclados. A programação segue no dia 30, com Nattan, Desejo de Menina e Ruan Forrozeiro. O encerramento será no dia 1º, com Simone Mendes, Bonde do Brasil e Forró da Live.

Sata Luzia (Foto Teresa Duarte).JPG

Santa Luzia

Em Santa Luzia, no Sertão da Paraíba, a festa é uma das mais tradicionais do estado e acontece entre 22 e 25 de junho. Entre as atrações confirmadas estão Luan Santana e Ana Castela. Este ano o São João 2023 de Santa Luzia completa 81 anos, e acontece no Parque de Eventos, no Centro da cidade. O local tem 18 mil metros quadrados e pode receber até 50 mil pessoas por dia. Hoje (23) a animação fica por conta do Rodolfo Lopes, Walkyria Santos e Ana Castela: no sábado (24), Naldinho Cunha, Woxton Nóbrega, Giullian Monte e Luan Santana, enquanto que no Domingo (25), tem Forró D2, Isabela Serpa e Murilo Huff. O São João de Santa Luzia é considerado patrimônio cultural imaterial da Paraíba desde 2018, quando uma Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

*Coluna originalmente publicada na edição impressa de 23 de junho de 2023.