Notícias

turismo

Solânea, João Pessoa, Gurjão, Amparo e Sousa | 18.07.2025

publicado: 18/07/2025 08h34, última modificação: 18/07/2025 08h34
Solânea (Foto Teresa Duarte).JPG

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

Solânea

A Rota Cultural Caminhos do Frio chega à cidade de Solânea a partir desta segunda-feira (21). Solânea é a quarta cidade a receber o Caminhos do Frio e vai proporcionar para os turistas atividades diversas, incluindo música, gastronomia, cultura, ecoturismo e até campeonato de estilingue.A Rota Cultural traz para esta edição o tema “Celebrando os Povos Tradicionais”. O evento é uma iniciativa do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, da Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico e também da PBTur, além das prefeituras municipais das cidades integrantes, Sebrae-Paraíba e da Fecomércio. Veja o calendário: Areia (30 de junho a 6 de julho), Pilões (7 a 13 de julho), Matinhas (14 a 20 de julho), Solânea (21 a 27 de julho), Serraria(28 de julho a 3 de agosto), Borborema (04 a 10 de agosto), Remígio (11 a 17 de agosto), Bananeiras (18 a 24 de agosto), Alagoa Grande (25 a 31 de agosto) e Alagoa Nova (1 a 7 de setembro).

João Pessoa

Quem quiser aproveitar as férias de julho, uma excelente opção é o Aquário Paraíba em João Pessoa. Lá você vai conhecer os novos moradores inusitados no espaço que são três pinguins-de-Magalhães (Spheniscusmagellanicus), aves marinhas típicas das regiões frias da Patagônia. É a primeira vez que o aquário Paraíba abriga a espécie, e os animais são mantidos em ambiente climatizado para garantir o bem-estar na nossa cidade tropical.O Aquário Paraíba, com mais de oito anos de atuação, se consolidou como um centro de conscientização e educação ambiental, é membro institucional da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e opera em conformidade com órgãos como IBAMA, SUDEMA, BP Ambiental e SEMAM.

Gurjão

Mais de 50 mil pessoas devem prestigiar, no município de Gurjão, a 23a edição do Bode na Rua, considerado uma das expofeiras mais tradicionais do Cariri paraibano. O evento começa na próximaquinta-feira (24), com encerramento previsto para o Domingo (27), reunindo uma programação diversificada, que valoriza a caprinovinocultura e impulsiona seu desenvolvimento na região. Um dos destaques da agenda é a segunda edição do Pedal do Bode, atividade ciclística de 35 km de percurso, que abre a programação com uma experiência que combina prática esportiva e confraternização entre os seus participantes. Além disso, o evento contará com encontros técnicos, exposições e simpósios, ampliando o espaço para o debate e o fortalecimento dessa tradição econômica do município.

Amparo

A programação da VII Amparo Cabra Fest acontece até o próximo domingo, dia 20. O evento é realizado pela Prefeitura de Amparo, município do Cariri paraibano, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB) e integra o Programa Paraíba Agronegócios. A feira agropecuária da caprinocultura VII Amparo Cabra Fest é a 17ª etapa do Circuito da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco) e distribuirá R$ 90 mil em prêmios durante os torneios de raça e leiteiros, como a Nordestina de Cabras Leiteiras. O Sebrae-PB também é parceiro do evento.

Sousa

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) promove, neste domingo (20) e também no dia 31, uma série de atividades em Unidades de Conservação (UCs) estaduais, como parte do movimento nacional “Um Dia no Parque”. A campanha, criada em 2018 pela Coalizão Pró-UCs, convida a população a conhecer e valorizar as áreas protegidas do país, incentivando a vivência com a natureza, o fortalecimento do vínculo com o meio ambiente e a conscientização sobre a importância da conservação.As ações ocorrerão nos municípios de João Pessoa, Araruna, Areia, Sousa no Monumento Natural Vale dos Dinossauros, no período das 9h às 15h, com o evento “Amizades Pré-Históricas em Cena”, levando os visitantes a uma jornada interativa pela história natural da região, com dinâmicas lúdicas, trilhas e contação de histórias.

 *Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de julho de 2025.