Verão na Paraíba, São José de Princesa e Areia | 23/12/2022

- Foto: Foto: Teresa Duarte

tags: Areia , são josé de princesa , verão no litoral

por Teresa Duarte*

Litoral (Foto: Teresa Duarte)

A temporada do verão está aquecendo os 138 km de extensão do litoral paraibano com suas praias com águas limpas e cristalinas, desde as mais agitadas às desertas. É nesse período que as praias mais centrais, na faixa de Cabedelo até o Conde, aumentam o movimento e muitos banhistas procuram se refrescar em águas limpas e cristalinas que compõem o cenário nessa faixa litorânea. Ao Norte do litoral paraibano, imediatamente se observa outro paraíso. No extremo norte paraibano, Barra de Camaratuba já mostra sinais de que estamos nos aproximando de um local fantástico em todos os sentidos. Outro ponto que é bastante visitado pelos turistas é o tradicionalíssimo pôr do sol na Praia do Jacaré, em Cabedelo. O Parque do Jacaré está entre os três roteiros mais procurados pelos turistas que visitam a Paraíba durante todos os 365 dias do ano. Além do cenário de cartão postal, as pessoas ainda levam para casa a imagem da apresentação do músico Jurandy do Sax, que aparece do nada em seu barquinho executando o Bolero de Ravel enquanto o astro rei se despede de mais um dia.

Verão

Estamos no verão, estação favorita dos brasileiros que é caracterizada pela elevação das altas temperaturas, dias ensolarados e noites mais curtas. Na Paraíba, de acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, as temperaturas variam de 31°C até 38°C, dependendo da região. No Agreste e Brejo paraibano a temperatura deve variar entre 31°C e 32°C. Já no litoral, a previsão da máxima é de 33°C e 34°C. No Cariri/Curimataú a temperatura é de 34 a 35°C. Já no sertão a temperatura será em torno de 38°C, podendo chegar a máxima no período da tarde.

Paraíba (Foto Teresa Duarte).JPG Paraíba (Foto: Teresa Duarte)

"NAVSEG: você conectado a uma navegação segura", esse é o slogan da Operação Verão 2022-2023, da Marinha do Brasil (MB) por meio da Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) que se estende até o dia 28 de fevereiro. Nesse período, a Capitania dos Portos intensifica a fiscalização do tráfego aquaviário, disponibilizando para a Operação Verão 100 militares, 11 viaturas e 12 embarcações, para cuidar e fiscalizar as embarcações dos cidadãos paraibanos. Existem pontos focais bem movimentados no litoral paraibano em que é necessário reforçar a fiscalização, a exemplo de Areia Vermelha, Picãozinho, Piscina Naturais do Seixas, Pôr do Sol do Jacaré e Caribessa.

São José de Princesa

O município São José de Princesa, localizada no Sertão, se tornou referência como um dos municípios mais organizados e belos para se passar o Natal. A Vila Mágica de Natal, instalada pela Prefeitura, vem chamando a atenção e atraindo turistas de toda a Paraíba e também de outros estados.  Em sua segunda edição, o Natal Mágico desse ano é ainda maior do que o ano anterior, mais atraente, produzido e organizado, com show de luzes e cenários que retratam fielmente os temas natalinos. Serão 31 dias de uma experiência natalina em São José de Princesa, elaborada para despertar nas pessoas o espírito do Natal, aproximar as famílias e encerrar o ano com boas vibrações.

Areia (Foto Teresa Duarte).JPG Areia (Foto: Teresa Duarte)

O município de Areia, região do Brejo paraibano, recebeu na terça-feira e quarta-feira últimas, um fantour voltado para agências de viagens, condutores turísticos, guias e jornalistas, para vivenciar o 1º Areia se Mostra. O evento, que é uma iniciativa do Convention Bureau em parceria com Associação de Turismo Atura, Prefeitura Municipal de Areia e o empresariado local, proporcionou aos agenciadores uma visita técnica a todos os pontos turísticos de Areia e ao mesmo tempo a vivência como turista.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 23 de dezembro de 2022.