Notícias

Pop e Arte

Os dois “rivais” de O Agente Secreto

publicado: 17/12/2025 08h42, última modificação: 17/12/2025 08h42
Agente Secreto - 05.jpg

“O Agente Secreto”, “Foi Apenas um Acidente” e “Valor Sentimental”: duelo de Cannes ao Oscar | Imagem: Divulgação/Vitrine

por Renato Félix*

As indicações ao Globo de Ouro mostraram duas coisas que nos interessam especialmente. Primeiro, que  O Agente Secreto está bem na fita. O filme de Kléber Mendonça Filho conseguiu três indicações: Melhor Filme de drama, Melhor Ator em filme de drama (Wagner Moura) e Melhor Filme de Língua Não Inglesa. Segunda coisa: mesmo assim não será fácil repetir o feito de Ainda Estou Aqui, no Oscar.

A razão é que, junto com O Agente Secreto, outros dois filmes de língua não inglesa também estão entre os seis indicados na categoria de Melhor Filme de drama. São eles Foi Apenas um Acidente, do iraniano Jafar Panahi, e Valor Sentimental, do dinamarquês Joachim Trier.

E os dois têm mais indicaçoes ao Globo de Ouro que o brasileiro: quatro para o filme de Panahi (incluindo Melhor Direção), e nada menos que oito para o de Trier (incluindo Melhor Direção e Atriz/ drama, para Renate Reinsve). Não estão no prêmio (que será entregue em 11 de janeiro) para fazer figuração. 

“Foi Apenas um Acidente” | Imagem: Divulgação/Imovision

É claro que falta muito tempo para o Oscar, que divulga seus indicados no dia 22 de janeiro e os premiados no dia 15 de março. Foi só no começo do ano que Ainda Estou Aqui começou a ganhar força na corrida enquanto seu principal concorrente, Emilia Perez foi perdendo tração por causa de suas polêmicas e pela crescente percepção de que o filme francês não era, na verdade, lá tudo isso.

Quer dizer: ainda é cedo para saber qual é realmente o tamanho de cada filme na temporada de prêmios. Enquanto isso, O Agente Secreto vai acarpetando seu caminho com novos prêmios em festivais: faturou cinco, há poucos dias, no Festival de Havana e foi eleito pelo Círculo de Críticos de Nova York como Melhor Filme Internacional e Melhor Ator. Mas Jafar Panahi ganhou como Melhor Direção. Valor Sentimental saiu sem prêmios.

Os três filmes encontram-se de novo no Critics Choice Awards, que será a primeira premiação importante do ano, dia 4 de janeiro. O filme de Kléber Mendonça, mais uma vez, está indicado a Melhor Filme de Língua Não Inglesa e a Melhor Ator. Foi Apenas um Acidente só concorre a Melhor Filme de língua não inglesa. Aqui Valor Sentimental de novo aparece à frente em termos de número de indicações: são sete, incluindo Melhor Filme, Direção e Atriz.

É bom lembrar, também, que os três filmes duelam desde o Festival de Cannes. O Agente Secreto teve uma rara dupla premiação em categorias importantes lá: Direção e Ator. Mas foi o Foi Apenas um Acidente que levou a Palma de Ouro. E Valor Sentimental ficou o Grande Prêmio do Festival, tipo um segundo lugar.

“Valor Sentimental” | Imagem: Divulgação/Retrato

Enquanto escrevo esse texto, a Academia divulgou as short lists de algumas categorias do Oscar. E entre os 15 pré-indicados lá estão os três: O Agente Secreto, representando o Brasil; Foi Apenas um Acidente, pela França; e Valor Sentimental, com bandeira norueguesa. Argentina, Alemanha, Índia, Iraque, Japão, Palestina, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Taiwan e Tunísia também têm filmes  indicados.

Ou seja, é um caminho diferente daquele trilhado por Ainda Estou Aqui, que só tinha um rival, que foi caindo em desgraça até perder a posição de franco favorito que tinha na virada de 2024 para 2025. Mas, como o filme de Walter Salles, as vitórias em festivais e premiações prévias não serão o bastante: a campanha para que o filme seja visto pelos votantes do Oscar será, de novo, de fundamental importância. Só que agora o filme brasileiro não parece ser tão evidentemente muito melhor que seus rivais.

O Agente Secreto segue em cartaz em João Pessoa e Foi Apenas um Acidente ficou apenas uma semana em cartaz no Centerplex do MAG Shopping (bem na semana do Fest Aruanda; esperemos —  quem sabe? — que volte no Cine Bangüê). Valor Sentimental entra em cartaz no Brasil, no dia 25 (não sabemos, ainda, se chega à Paraíba).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de dezembro de 2025.