Notícias

tecnologia

Aplicativo compara preço de itens da ceia de Natal

publicado: 20/12/2024 09h36, última modificação: 20/12/2024 09h36
Programa é atualizado a cada compra e traz valores de mais de 385 mil produtos
Cesta_Ceia.jpg

Artigos natalinos, como carnes, frios, bebidas e panetones, estão na lista da ferramenta | Foto: Divulgação/Secom-PB

Com inflação em alta, os itens da ceia natalina podem ficar mais em conta com ajuda do aplicativo Preço da Hora, que foi desenvolvido pela parceria firmada entre Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 100% de tecnologia da Paraíba. A ferramenta pode auxiliar as famílias paraibanas para saber onde estão os menores preços dos itens de que precisam para preparar a ceia natalina.

O aplicativo permite comparar, por exemplo, os preços de qualquer tipo de produto em estabelecimentos comerciais das 223 cidades do estado que emitem nota fiscal e apresentar o ranking dos menores preços atualizados em tempo real em sua cidade. O Preço da Hora traz informações dos valores de mais de 385 mil itens. Eles são atualizados a cada emissão da nota fiscal eletrônica ao sistema pela Sefaz-PB. O tempo médio de atualização é de cinco minutos.

Produtos da ceia natalina, como aves natalinas (peru, chéster e tender), carnes (pernil e lombo) e peixes (bacalhau), além de ingredientes do salpicão (enlatados), frios (queijos e presuntos), bebidas, ou até mesmo panetones, azeites e chocolates, podem ser consultados no aplicativo. Se o consumidor souber informar a marca do produto que deseja comprar, fica ainda mais fácil comparar preços e saber onde está mais em conta no comércio local.

Bebidas, como sucos, refrigerantes, vinhos, espumantes e cervejas, e outros mais de 380 mil itens estão disponíveis na ferramenta com preços atualizados.

 Economizando

Para o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, “o uso do aplicativo nas compras natalinas será mais uma vez muito útil para as famílias que buscam economizar nesta semana mais intensa em que o tempo para pesquisar é menor. Por meio do celular e em segundos, é possível saber o menor valor do produto no comércio local físico que o cidadão mora, trazendo uma rota do estabelecimento, via maps, o endereço e o histórico de preço. A ferramenta, que tem usado inteligência artificial e tecnologia 100% paraibana, tem sido uma grande aliada da população paraibana ao longo dos últimos cinco anos e não será diferente nessas festas de final de ano”, lembrou o secretário.

 223 municípios

Qualquer mercadoria que seja comprada em nota fiscal do consumidor nos estabelecimentos comerciais dos 223 municípios do estado terá o seu preço publicado no aplicativo, desde uma simples caixa de fósforo a um veículo 0 km. Essas compras por notas fiscais servem para atualizar os preços no programa que são ranqueados do menor ao maior.

Ou seja, todos os produtos comercializados em lojas formais via nota fiscal podem ser encontrados no sistema, com endereço da loja, histórico de seis meses de preço, telefone e o mapa do local.

 Como baixar

O aplicativo pode ser baixado na Playstore e está disponível nos sistemas IOS e Android. As pesquisas podem ser feitas também diretas no site https://precodahora.tcepb.tc.br.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de dezembro de 2024.