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de cerveja a videogames

Barbearias oferecem comodidades

publicado: 19/08/2024 10h15, última modificação: 19/08/2024 10h15
Cada vez mais os homens também buscam serviços de beleza e tratamentos estéticos nos novos e modernos espaços
2024.08.13 Inovações nas Barbearias © Carlos Rodrigo (50).JPG

No bairro de Manaíra, quem entra na Barbearia Philipeia encontra um espaço muito bem decorado em estilo retrô, com sofás, televisão, videogame e um café/bar | Fotos: Carlos Rodrigo

por Samantha Pimentel*

A preocupação com a estética já deixou de ser uma coisa apenas das mulheres. Cada vez mais, os homens também buscam serviços de beleza e tratamentos estéticos, e as velhas barbearias simples, com apenas uma cadeira e um espelho, vão ficando para trás. No lugar delas, vêm se tornando comum encontrar as chamadas Barber Shop’s, espaços com uma decoração retrô e que oferecem diversos serviços e comodidades, como a venda de bebidas, mesas de sinuca, jogos de videogame e outras opções que deixam tudo mais aconchegante.

Em João Pessoa, podemos encontrar diversas opções desse tipo, tanto em áreas centrais e turísticas como em regiões mais periféricas do município. No bairro de Manaíra, quem entra na Barbearia Philipeia encontra um espaço muito bem decorado em estilo retrô, com sofás, televisão, videogame e um café/bar. Além disso, o local também oferece serviços estéticos e de podologia, como limpeza de pele, peeling, tratamento para unhas encravadas, spa dos pés, massagem e depilação.

"É muito diversificado, a gente tem clientes desde crianças, que vêm fazer o primeiro corte, até clientes com 80 anos"
- Naly Gabinio Santos Martins

Segundo a proprietária do espaço, Naly Gabinio Santos Martins, a barbearia existe há oito anos e tem uma média de 1.400 atendimentos por mês. “Quando abrimos a barbearia, estava no boom de Barber Shop, como se chamavam barbearias que tinham uma pegada mais americanizada e mais retrô também. Então, a gente trouxe de fora para cá, em 2016, a gente  implantou ela aqui em João Pessoa, e desde então a gente vem sempre aumentando os serviços”, afirmou.

Ela ainda cita que o espaço atende tanto ao público masculino como feminino. “É muito diversificado, a gente tem clientes desde crianças, que vem fazer o primeiro corte, até clientes com 80 anos. Tem cliente que vem toda semana fazer a barba, mas geralmente são pessoas entre 20 e 40 anos. Muitas mulheres procuram também os serviços de estética e podologia, e vêm também clientes que gostam de um corte mais curto, raspado, aí também atendemos e fazemos esse tipo de corte em mulheres”, destacou a proprietária.

Naly Gabinio também comenta que essa preocupação dos homens com os cuidados de beleza e estética vem aumentando. “Querer hidratar o cabelo, querer deixar o cabelo mais limpo, cuidar da pele, essas coisas. Meu pai ia cortar o cabelo acho que a cada 60 dias, naquela barbearia que tinha duas cadeiras, dois barbeiros, às vezes, era só um… a gente vê que, hoje, o cliente vem aqui faz um cabelo, uma barba, hidratação, penteado, tudo no mesmo dia. Esse cuidado vem crescendo”, afirmou. Alguns costumam chegar mais cedo do que o seu horário marcado de atendimento, para ficar no bar, tomar uma cerveja, conversar, “é uma experiência a barbearia”, comentou ela.

O barbeiro Januário Neto, que trabalha no local, também destaca esse aumento da preocupação com o cuidado estético por parte dos homens e que a procura do tipo de corte varia de acordo com a idade. “Os adolescentes é mais low fade, taper fade, que tem um rebaixamento maior nas costeletas e na nuca, e degradê também. Mas os que estão mais perto dos 30 costumam querer algo mais social, passa uma máquina lateral, uma tesoura em cima, ou todo na tesoura mesmo. E a maioria dos senhores, com mais de 50 anos, cortam apenas na tesoura”, afirmou.

Quanto aos cuidados com a barba, Januário Neto diz que muitos clientes também procuram produtos como shampoo para barba e óleo, que também são comercializados no local. “Antes era um tabu, o homem não podia ter esses cuidados. Quando comecei a trabalhar na área, às vezes, ia fazer hidratação, precisava lavar o cabelo antes, os caras diziam: ‘precisa não, isso é frescura’. Hoje em dia, é normal, os caras não têm esse medo de se cuidar, chegam aqui, fazem sobrancelha, tem todo um leque de possibilidades para os homens”, destacou. Ele ainda relata que os clientes costumam fidelizar um barbeiro que eles gostam e sempre procuram por ele: “Tenho meus clientes fiéis, e a gente cria essa relação, nem parece trabalho, é como se eu tivesse em casa e chegasse um amigo meu ”, afirmou.

O cliente da barbearia, Paulo Batista Cesário, afirma que procura esses serviços desde os 15 anos, antes, em estabelecimentos mais simples, e que hoje corta na Barbearia Philipeia sempre com o mesmo barbeiro. “Venho de 15 em 15 dias. Geralmente faço só cabelo, mas, às vezes, faço cabelo e barba quando é uma ocasião mais específica. E o ambiente faz parte também, mas procuro o serviço principalmente pelo barbeiro, pelo trabalho dele”, afirmou.

Alguns costumam chegar mais cedo do que o seu horário marcado de atendimento para ficar no bar

*Matéria publicada originalmente na edição impressa no dia 17 de agosto de 2024.