O preço médio do etanol no estado vem caindo, de acordo com o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool na Paraíba (Sindalcool-PB), o que representa uma vantagem direta para os motoristas. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor médio do etanol na Paraíba era de R$ 4,66 em julho; já na primeira semana de novembro, o preço médio caiu para R$ 4,14 por litro.
Edmundo Barbosa, presidente-executivo do Sindalcool-PB, comentou sobre a tendência de baixa e o impacto positivo para os consumidores. “A queda no preço do etanol aumenta sua competitividade e deixa os motoristas conscientes mais felizes. A alta octanagem do biocombustível proporciona uma melhor experiência de direção, já que o motor responde melhor”, afirmou.
Ele destacou ainda que a redução é consequência do aumento na oferta de etanol, com seis novas usinas do biocombustível em construção no Nordeste e um excelente desempenho produtivo das usinas paraibanas.
De acordo com o levantamento, Campina Grande apresenta o preço médio de revenda de etanol a R$ 3,88 por litro, enquanto em João Pessoa o valor médio é de R$ 4,19 por litro.
Barbosa também relatou o impacto positivo do aumento do percentual de etanol anidro misturado à gasolina, que passará de 27,5% para 30%, conforme previsto pela lei Combustível do Futuro.
Essa medida poderá gerar uma economia de US$ 730 milhões para o Brasil”, explicou. Com a projeção de chegar a uma mistura de 35% (E35), a expectativa é de uma economia ainda maior, de cerca de US$ 1,95 bilhão na balança comercial do país, reduzindo a saída de divisas.
Etanol reduz poluentes
Além de vantagens econômicas, o etanol contribui significativamente para a redução das emissões poluentes. Em 2023, o uso do etanol na Paraíba evitou a emissão de 401.494 toneladas de dióxido de carbono (CO2), reforçando o papel do biocombustível na descarbonização. Com cerca de 755 mil veículos flexíveis no estado, aumentar a utilização do etanol é uma opção sustentável para acelerar a redução das emissões utilizando o biocombustível produzido localmente a partir da cana-de-açúcar.
“O etanol é parte da solução para a descarbonização. Incentivar o uso do etanol na frota atual é uma estratégia eficiente, e políticas públicas de incentivo ao biocombustível reduzem custos com internações de saúde devido a problemas adversos”, disse o presidente.
Revisão da “Regra dos 70%”
O Sindalcool-PB recomenda que “os motoristas repensem a tradicional ‘regra dos 70%’, que compara o valor calórico entre os combustíveis e não reflete o rendimento real”. O sindicato ainda destaca que, com os avanços dos motores flex, a eficiência do etanol atinge mais de 76% de rendimento, dependendo do veículo. A economia para os motoristas se mostra maior nos veículos híbridos abastecidos com etanol.
"A alta octanagem do biocombustível proporciona uma melhor experiência de direção, já que o motor responde melhor"
- Edmundo Barbosa
O sindicato sugere que os motoristas calculem o custo do quilômetro rodado considerando o consumo de energia específico de seus veículos. Para motoristas de aplicativos, a conta é favorável ao etanol.
Para quem quiser aprofundar, é só consultar a tabela de consumo médio de combustível do Inmetro. Basta dividir o preço do combustível pelo consumo médio do veículo para obter o custo exato por milhão rodado, permitindo decisões de abastecimento mais conscientes, informadas e econômicas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de novembro de 2024.