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Campanhas com prêmios aquecem comércio da PB

publicado: 17/10/2025 08h56, última modificação: 17/10/2025 08h56
Promoções bem divulgadas seguem eficientes para impulsionar as vendas
Reprodução.Instagram @Cdljoaopessoa.jpg

Após o sucesso do Liquida João Pessoa, que elevou as vendas em até 20%, a CDL já prepara a campanha Natal Luz de Prêmios | Foto: Reprodução/Instagram @cdljoaopessoa

por Pedro Alves*

Em tempos de alta concorrência no varejo e mudanças no comportamento do consumidor, que muitas vezes recorre a compras sem sair de casa, pela internet, lojas e supermercados seguem apostando em campanhas promocionais associadas a sorteios nos estabelecimentos. Essa é uma forma de atrair clientes e estimular as vendas. A tática não é de hoje, e vai ganhando novos formatos de divulgação para se manter eficaz.

Na Paraíba, algumas redes de supermercados adotam essa estratégia, com sorteio de carros para quem compra no local. É uma maneira de tentar atrair mais consumidores. Outras lojas, sozinhas ou em conjunto, fazem o mesmo em determinados períodos do ano, oferecendo preços mais acessíveis e a possibilidade de o cliente comprar o que quer e ainda sair com um automóvel ou um eletrodoméstico de brinde, por exemplo, caso seja sorteado. 

Faturamento cresce

Um evento importante no comércio varejista de João Pessoa e da sua Região Metropolitana aconteceu no mês passado, com apoio do Governo do Estado. O Liquida João Pessoa, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-JP), aconteceu do dia 30 de agosto a 7 de setembro, na capital e em cidades vizinhas, incluindo mais de mil lojas, inclusive de shoppings.

Os descontos chegaram a 70%, e o consumidor recebeu um cupom para participar do sorteio a cada R$ 50 gastos nos estabelecimentos que participaram. Na avaliação do presidente da CDL-JP, Nivaldo Vilar, o evento aumentou o faturamento das lojas e atraiu muito mais clientes do que no mesmo período de dias sem esses atrativos.

“Houve em torno de R$ 88 milhões de faturamento, em 10 dias, de campanha nas lojas que participaram. Um aumento nas vendas de 15% a 20%, em relação ao período que não tem o Liquida João Pessoa. Eu considero como uma estratégia de muito sucesso. Vamos fazer mais campanhas, como o Natal Luz de Prêmios para fazermos sorteios também no Natal”, comentou.

Divulgação eficaz do sorteio eleva desempenho

Especialista em marketing, Brisa do Mar analisa que a estratégia de desconto é algo que, inevitavelmente, funciona no comércio. Já os sorteios podem, aliados a uma divulgação digital, gerar um fato novo de interesse para consumidores que podem acabar optando por irem nessas lojas, supermercados e shoppings que adotem a tática.

“Desconto é uma coisa que sempre dá certo. Os sorteios são uma estratégia interessante, mas penso que é importante a divulgação da ação, um reforço que envolve diretamente a comunicação nas redes sociais. Então os sorteios ou um evento especial, aliados com o digital, fazem as pessoas prestarem atenção no que está rolando e gera um interesse na campanha e no consumidor em relação à chance de ganhar algo”, avaliou.

Existem também outras formas de se premiar o cliente, para além de sorteios, como oferecer uma recompensa, como produtos semelhantes ao que foi comprado, após gastar um valor mínimo em uma loja.

Atualmente, a rede de supermercados Assaí tem uma campanha em aberto, em comemoração aos seus 51 anos, com sorteios de promoções e de prêmios bem generosos. Durante todo o mês de outubro, diariamente, uma espécie de voucher de no máximo R$ 750 em compras será sorteado para um cliente em todas as unidades da empresa. Há também um sorteio final de R$ 1 milhão. Os cupons para os sorteios são liberados para o consumidor a cada R$ 20 gastos na loja. Kátia Leite, gerente regional de marketing do Nordeste no Assaí explica que a estratégia ajuda a fidelizar o cliente.

“A estratégia contribui diretamente para o engajamento e a fidelização dos clientes, não só durante o período da campanha, mas também a longo prazo. É uma oportunidade de reforçar a conexão do público com a marca. Não se trata apenas de premiar alguns participantes, mas de criar uma experiência positiva que estimula a recompra e fortalece o vínculo com o Assaí, o que naturalmente compensa o investimento feito”, analisou.

Regulamentação

Os órgãos de defesa do consumidor alertam para a necessidade de transparência e regulamentação dos sorteios. As empresas que optam por essa estratégia precisam registrar as promoções na Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, além de divulgarem de forma clara, regulamentos, prazos, critérios de participação e a data do sorteio, dando transparência aos sorteios e para os consumidores.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de Outubro de 2025.