Antecipar as compras de Natal é uma estratégia adotada por consumidores que buscam economizar e evitar a movimentação intensa do comércio nos dias que antecedem as festas de final de ano. Entre as vantagens estão a possibilidade de garantir descontos e assegurar encomendas nas datas desejadas. A expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio) é de que haja aumento de 7,5% no volume de vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.
A publicitária Stella Queiroga não deixou para última hora e já encomendou, inclusive, alguns itens para ceias de Natal e Revéillon, a exemplo de salgados, docinhos e tortas. Ela contou que, apesar da antecedência, houve fornecedor que já não dispunha do horário de entrega que ela pretendia, em virtude da alta demanda.
Ela não esqueceu também de garantir os presentes para as amigas e amigos no final de ano e viu na promoção “compre três pague dois” a oportunidade de presentear e economizar. A maioria das compras é feita on-line, por considerar os preços mais atrativos e uma forma mais ágil de adquirir o produto que deseja. Somente na última semana ela comprou 20 porta joias de viagem, que classificou como “naquele precinho”, ao aliar cupom de desconto e frete grátis.
“Mais do que ganhar presentes, gosto de presentear. E, para que todo mundo possa ganhar uma lembrancinha minha, já me organizo fazendo inicialmente uma listinha e pensando no que combina com cada um. Assim, consigo contemplar a todos que amo. Consegui um cupom de desconto e frete grátis. Saiu pela metade do preço cada um (porta joia), foi um achado. E, para fechar com chave de ouro, preparo um cartãozinho manuscrito para cada presenteada. Elas amam e eu também! São esses detalhes que fazem a diferença”, contou.
Ainda sobrou tempo para organizar a confraternização do “Mamastê” grupo de mães que ela faz parte, reservar o local da festa e as lembrancinhas para todas as crianças. “A nossa confraternização de Natal será no dia 28 de novembro. Reservamos um salão infantil, cada uma contribuiu e fechamos a festa completa mediante taxa”, explicou.
A auxiliar administrativo Milena Petroza iniciou as compras de Natal ainda no mês de agosto. A estratégia de antecipar as compras é adotada há vários anos, sempre em datas comemorativas como Páscoa e Dia das Crianças. Ela revelou que está sempre de olho nas promoções quando vai ao shopping ou ao Centro de João Pessoa. Quando encontra um item com preço atrativo ela compra para concluir a lista de presentes para os filhos, sobrinhos e afilhados. “Além de serem muitas crianças, quando vejo algo com preço bom eu prefiro comprar e guardar, para não ficar muito pesado em dezembro”, explicou.
Mais vendas e novas contratações
O presidente da Fecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros, pontuou já ser tradicional que a época de fim de ano seja a melhor para as vendas no comércio de bens e serviços, pois é uma data que muitas pessoas aproveitam para presentear os familiares e amigos. Para este ano de 2023, a expectativa é de que as vendas cresçam cerca de 7,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A projeção, segundo ele, é reflexo do otimismo dos consumidores, além das promoções da Black Friday e do Natal e da injeção do 13o salário no orçamento das famílias. O presidente acrescentou que, para atender esta demanda, a reta final do ano é a que mais contrata funcionários em regime temporário.
“Neste ano, as contratações já iniciaram em outubro e seguem até dezembro, com uma expectativa de sete mil vagas abertas para atender o aumento de vendas no setor em todo o estado. Destas, destacamos a tendência de que 40% seja efetivado após as festas de fim de ano, oportunidade que será garantida de acordo com o desempenho e capacitação destes profissionais”, disse.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 17 de novembro de 2023