Notícias

antecipado

Comércio da capital inicia preparos para o Natal

publicado: 16/10/2024 09h26, última modificação: 16/10/2024 09h26
Estoques são feitos em agosto e vitrines, montadas após o Dia das Crianças
Decoração-Natalina_F.jpg

Enfeites podem ser temáticos, mas o Papai Noel e as árvores de Natal são clássicos | Foto: Evandro Pereira

por Samantha Pimental e Bárbara Wanderley*

Estamos no início de outubro, mas as árvores, os pisca-piscas, as fitas, as bolas, as miniaturas de Papai Noel e os outros enfeites comuns ao período natalino já podem ser encontrados em alguns setores do comércio, que começam a decorar seus ambientes. Esse é o caso das lojas de decoração e de itens para casa, que já estão com suas vitrines preparadas para o Natal, destacando os itens e produtos à venda que têm relação com a época.

A gerente de vendas da Ferreira Costa, Sandra Vilma, informou que já vem sentindo um aumento crescente pela procura de itens natalinos na loja e espera que as vendas cheguem a ser até 30% maiores do que as do ano passado. “Acreditamos que com a chegada da Black Friday, esse aquecimento irá aumentar ainda mais. Visto que muitas pessoas aproveitam a Black e o 13o para fazer as compras de final de ano”, disse.

“Além disso, o nosso mix está repleto e recheado com novidades. Maior e melhor que o ano anterior. Temos mais de dois mil itens natalinos”, completou a gerente.

Quem circula pela Avenida General Edson Ramalho, em Manaíra, também já pode conferir algumas lojas em clima natalino. Uma delas, a Grillo Conceito, comercializa produtos de cama, mesa e banho, louças, utensílios para cozinha, decoração e outros itens. Hoje, quem entra no local, já é tomado pelo universo do Natal, fruto de uma preparação que, segundo o gerente do local, Túlio Lourenço, começa já em agosto.

“Começa logo depois do Dia dos Pais. Aí, o pessoal pode pensar que é muito cedo. Só que é uma preparação muito complexa, é muita coisa, porque a gente precisa tirar tudo aquilo que a gente deixou do ano passado e expor e receber todos os produtos do ano atual. As coisas novas, tendências… A gente começa a receber os produtos logo depois de agosto, porque precisa de uma estrutura grande, montar um cenário”, afirmou. Na loja, além dos itens mais comuns na decoração natalina, também é possível encontrar jogos de cama, almofadas e itens de cozinha, tudo voltado para o universo do Natal, atendendo a quem deseja levar o clima natalino para todos os cômodos da sua casa.

O gerente ressaltou que o maior faturamento da loja resulta justamente das vendas de Natal, que se intensificam, principalmente, no mês de novembro. Para este ano, ele espera resultados ainda melhores do que os do ano passado, ou pelo menos tão bons quanto. “A expectativa é a melhor possível”, comentou.

A gente começa a receber os produtos logo depois de agosto, porque precisa de uma estrutura grande para montar um cenário   --   Túlio Lourenço

Ele ainda destacou que, mesmo essa preparação iniciando com bastante antecedência, as vendas só se aquecem depois do Dia das Crianças. “Depois do dia 12 de outubro é impressionante o boom. O mercado se volta completamente para o Natal. Passou o Dia das Crianças, começa o universo natalino mesmo”, disse Túlio.

O gerente falou ainda que o Natal tem itens e tendências que nunca saem de moda, como as árvores natalinas, as bolas vermelhas e o Papai Noel, mas que outras opções também costumam ser muito procuradas. “As coisas mais temáticas também são procuradas, a gente tem itens com o Mickey, que já estão há algum tempo no mercado natalino, e não saem de moda, vende muito. Hoje, tudo pode ser temático, tem árvores para todos os gostos, para restaurante, doceria, temos árvore cheia de docinhos, de mestre-cuca…”, afirmou Túlio, que disse inclusive que entre os itens mais vendidos estão as fitas, as bolas e os pisca-piscas.

Em outra loja localizada na mesma região, a Chinesinha, que também trabalha com itens de decoração, presentes e artigos para casa, é possível encontrar mesa posta, conjunto de banheiro, calendário para marcar os dias até o Natal e outros itens para decorar os ambientes e preencher cada cômodo com o clima natalino.

A gerente, Karina de Holanda, fala que a preparação de compras para o estoque da loja já se inicia em fevereiro e que, a partir do final de julho, os itens começam a ser expostos para os clientes. “Já tem gente procurando agendamento de árvores, de vendas, clientes buscando esses itens sim”, destacou ela, que também afirmou que o final do ano é a melhor época para as vendas e que espera vender mais do que no ano passado.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de outubro de 2024.