O mês de maio está acabando, e uma das datas comemorativas preferidas do povo paraibano vai tomando forma: o São João. O comércio da capital se prepara para acolher as festividades do mês de junho com muita palha, cores e bandeirolas. As lojas do Centro de João Pessoa já estão com os seus melhores itens expostos nas vitrines e fachadas, e a população da capital se mostra ansiosa pela data.
O Centro da cidade é conhecido por suas lojas comerciais, principalmente na época junina. João Batista, gerente da Alves Miudezas, conta que a loja já vem se preparando desde o mês de abril. Quanto às novidades de decoração para o São João deste ano, o gerente afirmou que o local tem apostado em peneiras de palha e chapéus de Lampião. “Tem também miniaturas de candeeiro e fogueiras de plástico e bambu”, frisou João. Ainda segundo o gerente da loja, todo ano, os itens preferidos de decoração para as festas de junho são as famosas bandeirinhas coloridas, que transformam qualquer sala ou terraço em um verdadeiro arraial.
A atendente de cabeleireira Sibele Toledo Dias, que veio de São Paulo para morar na capital paraibana, diz que esta será a segunda vez que comemorá o São João aqui na Paraíba e que se apaixonou pela festa regional. “Tudo que é do São João eu gosto, tudo!”, comentou Sibele, que sempre aproveita as festas para fazer as compras para a casa, optando por itens intermediários quando o assunto é preço.
A dona de casa Erimar Gonzaga confirma a preferência de compras juninas apontada por João Batista: “Eu gosto de comprar bandeirinha, balão. Faz muito tempo que eu venho aqui e eu gosto de comprar, de vir antes, para garantir as compras com antecedência”, contou.
Além de bandeirinhas e balões juninos, as lojas contam com itens variados para a decoração, como sanfonas de papel, cachepots juninos, molduras para fotos, bonecos juninos feitos com enchimento de espuma, tábuas de carne decorativas, bonecos de peneira, vassouras de palha e fogueiras de espuma. Segundo João, as fogueiras artificiais de plástico também têm sido bastante vendidas em virtude da proibição das fogueiras juninas nas áreas urbanas da Paraíba. Já a produção dos chapéus e outros itens feitos com palha dependem muito do clima do período, como explicou o gerente.
No Centro Comercial de Passagem da Lagoa, muitas lojas já estão oferecendo camisas, vestidos e adereços juninos, como tiaras e broches. Olinalda Maria de Souza, vendedora do Centro de Passagem, informa que muitas mães costumam comprar vestidos para as festas juninas das escolas das crianças, além dos participantes de quadrilhas juninas. “Chapeuzinho, gravatinhas, vestidinhos de Maria Bonita, noivinha, muitos vestidos para rainha do milho. O pessoal das quadrilhas também vem comprar”. Segundo Olinalda, a loja ainda continua vendendo os itens juninos mesmo após o término dos festejos.
A turismóloga Françoise Dias, que comprava um vestidinho para a festa junina da escola da filha, ressaltou que sente dificuldade em encontrar produtos juninos. Ela disse que faz questão de decorar a casa, mas, infelizmente, está vendo a tradição do São João se apagar no decorrer dos últimos anos. “Praticamente a cultura está acabando. A gente procura num shopping e não tem nada. Mesmo por aqui são poucas as opções. A cada ano que se passa, eu sinto que está acabando. Eu faço questão de decorar, botar bandeirinha, para não deixar o São João morrer”, opinou Françoise.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de maio de 2024.