A Páscoa é uma das datas mais importantes para o varejo alimentar e, comercialmente, a principal do primeiro trimestre. Somente em uma rede de supermercados em João Pessoa, a expectativa é de 20% de crescimento na venda de chocolates, ovos de Páscoa e colombas em relação ao ano passado. Corredores cheios de cores e sabores chamam a atenção dos consumidores, amantes ou não do chocolate.
Na casa de Priscilla Andrade é tradição comprar ovos de Páscoa para os três filhos, Loan, Louan e Louis. Os preferidos são os de super-heróis e com brinquedos. “Chega essa época e eles já começam a pedir, escolher os que mais gostam, mas eu não compro na primeira loja. Como a gente vai sempre a supermercados, eu dou uma olhada, pesquiso, mas o ovo de chocolate é garantido no domingo de Páscoa”, disse Priscilla.
Na Rede Pão de Açúcar o planejamento para a Páscoa teve início com três meses de antecedência, com a negociação com grandes players da indústria para buscar as melhores oportunidades para os clientes. A exposição dos produtos para a época nas lojas começou ainda na Quarta-feira de Cinzas.
“Estamos muito otimistas com as vendas da Páscoa e apostamos muito nos tradicionais ovos de chocolate. Por isso, compramos aproximadamente 20% a mais do que no ano passado e estamos muito bem abastecidos para atender à demanda dos nossos clientes. Por ser uma data de alta importância para o varejo, as expectativas são positivas. Entre as tendências de consumo para essa categoria, apostamos em um aumento da procura por linhas especiais e importadas, além do crescimento da participação da linha com maior teor de cacau (a partir de 60%), bem como de barras de chocolates recheadas”, explicou o diretor executivo comercial do grupo, Joaquim Sousa.
A expectativa é de boas vendas também para o segmento de confeitaria especializado na produção artesanal de ovos de Páscoa. A confeiteira Lili Costa, que trabalha há três anos com a produção de doces, afirmou que a Páscoa é a “cereja do bolo” e representa uma espécie de décimo terceiro salário antecipado. Para atrair os consumidores ela aposta em inovações e nos sabores mais procurados, como ninho com nutella, ninho com morango e nutella, KitKat e o surpresa de uva.
“Os valores são bem acessíveis, pois depende de cada recheio e tamanho. Começo a me preparar para esse período sempre após as festas de final de ano, principalmente com a compra das embalagens e dos produtos”, revelou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 03 de março de 2024.