FINAL DE ANO

Comércio espera contratar sete mil temporários na PB

publicado: 19/10/2023 13h26, última modificação: 19/10/2023 13h26
Reforço nos estabelecimentos atende à demanda do Natal e das férias de verão

por Thadeu Rodrigues*

No último trimestre do ano, a Paraíba deve contratar aproximadamente sete mil trabalhadores temporários para suprir o aumento de demandas do comércio e do setor de serviços, impulsionados pelo Natal e as férias de verão. As empresas já iniciaram os processos de seleção de colaboradores e alguns vendedores já começaram a trabalhar.

De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar, a estimativa de contratações é de uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fecomércio-PB), que projeta três mil oportunidades apenas para a Região Metropolitana de João Pessoa.

Empresas já iniciaram os processos de seleção de colaboradores, e alguns vendedores já começaram a trabalhar

O dirigente da CDL-JP tem expectativas altas para o período. “O ano passado não foi muito bom. Acredito que a Copa do Mundo atrapalhou o desempenho do comércio. Neste ano, a situação econômica indica que teremos um Natal bem melhor. Os lojistas estão montando seus estoques e decorando as lojas”.

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos da Paraíba (ABRH-PB), Patrícia Queiroz, afirma que as contratações temporárias devem ser aquecidas à medida que o final de ano se aproxima. “Em novembro, teremos a Black Friday e, em dezembro, o Natal. As vendas de eletrodomésticos, sobretudo os da linha branca, são altas nesse período, com destaque também para smartphones e TVs. Durante o período próximo à Black Friday, esses produtos são os campeões de vendas”.

A coordenadora-adjunta do Sistema Nacional de Empregos em João Pessoa (Sine-JP), Jessyka Barros, comenta que recentemente uma grande rede de eletrodomésticos da Paraíba disponibilizou 25 oportunidades temporárias de trabalho, com destaque para a função de vendedor. “Nossa expectativa é que mais empresas ofertem as vagas, nas semanas seguintes”.

Segundo Jessyka Barros, no próximo mês devem surgir vagas de trabalho temporário para os segmentos de hotelaria e de bares e restaurantes, por causa do verão, que atrai turistas de todo o país.

Proatividade

De acordo com a presidente da ABRH-PB, o candidato a uma vaga temporária deve ter proatividade e querer aprender, independente da função desejada. “O comércio é uma porta de entrada para muitas frentes de trabalho. Quem está fora do mercado pode conseguir uma oportunidade, assim como quem busca o primeiro emprego”, destaca Patrícia Queiroz . Ela acrescenta que quem fizer um bom trabalho e sobressair-se perante os demais, tem grandes chances de efetivação, após o período temporário. Segundo Nivaldo Vilar, a estimativa de efetivação gira em torno de 20% a 25%.

Conforme a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) a efetivação média dos temporários no terceiro trimestre do ano foi de 22%, com alta sobre os 20% do trimestre anterior. “Vivemos uma realidade de falta de mão de obra qualificada. Assim, quando a empresa encontra este profissional, ela o efetiva. Então, verificamos alta da empregabilidade ao invés da contratação de temporários”, explica o presidente da associação, Marcos de Abreu.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 19 de outubro de 2023.