A campanha promocional da última sexta-feira de novembro, conhecida como “Black Friday”, será realizada hoje, mas alguns comerciantes da Paraíba adiantaram as ofertas ao longo de toda a semana para atrair os consumidores e já contabilizam alta nas vendas. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar, lembra que, diferente dos Estados Unidos, a ação começa no Brasil uma semana antes da tradicional última sexta-feira de novembro e que hoje o horário das lojas será estendido.
David Oliveira, gerente do Armazém Paraíba, no Centro de João Pessoa, já comemora os resultados desse ano, que registraram aumento de 20% nas vendas em relação ao ano passado. Ele atribui o desempenho à redução do desemprego no estado e ao aumento na confiança do consumidor.
“A parceria com as indústrias voltou a ficar bem mais forte. Com a pandemia, teve muita retração de produção e quando se produz menos, se negocia com uma quantidade menor. Com a volta das indústrias, em um novo pico de produção, conseguimos negociar numa quantidade maior e o preço acaba ficando melhor na ponta. Isso atrai mais o consumidor”, disse o gerente.
Patrícia Ribeiro, gerente das Casas Bahia, também está animada com as vendas esse ano e preparou ofertas mais “evidenciadas” para agradar os clientes, apostando nas diferentes formas de pagamento para conquistar o consumidor na hora da venda. “Porque quem faz a festa são eles, os clientes. Toda a rede de lojas também acionou outras formas de trazer novos consumidores. Temos o nosso carnezinho, tanto na loja física quanto na nossa loja on-line, ou o cliente pode chamar o vendedor pelo WhatsApp que damos total suporte”, explicou Patrícia.
O presidente da CDL explicou que os comerciantes preparam diferentes formatações para atender aos clientes com descontos reais. As lojas do entorno do Parque da Lagoa irão abrir, pelo menos, meia hora mais cedo para receber os clientes que buscam as ofertas, enquanto as grandes lojas instaladas ao longo da BR-230 devem estender o funcionamento até as 22h, enquanto os shoppings centers funcionam até as 23h.
Alerta contra golpes
Para prevenir fraudes, o Procon-PB divulgou uma lista de sites suspeitos com base em estudos realizados no Procon-SP (https://procon.pb.gov.br/). O órgão enfatiza a importância de verificar a confiança dos sites antes de realizar qualquer compra on-line.
O secretário executivo do Procon-JP, Junior Pires, explicou que a pesquisa é o principal instrumento para combater fraudes. A orientação é para que o consumidor procure sites lojas que são mais conhecidos, que já tenha referência de segurança maior e ficar atento ao ícone do cadeado na tela, que significa que o consumidor está navegando no ambiente seguro.
Dicas do Procon
- Consulte preços antes;
- Verifique a reputação do site;
- Certifique-se de que o site possui conexão segura, identificada por “https://”;
- Prefira meios de pagamento seguros;
- Guarde documentos e comprovantes;
- Em caso de suspeitas ou problemas durante a compra, o consumidor pode entrar em contato com o Procon-PB através do WhatsApp (83) 9863-5284, pelo número 151.
Correios ofecerem 30% de desconto em envios
Os Correios vão oferecer descontos de até 30% nos envios de encomendas nacionais e internacionais durante ação promocional, informou o Ministério das Comunicações ontem. A iniciativa abrange tanto o consumidor comum quanto os grandes empresários. Os descontos estarão disponíveis pelo aplicativo dos Correios ou no site do Portal Correios.
Ao fazer o pagamento digital da encomenda, o desconto já será aplicado e o consumidor poderá realizar a postagem em uma das agências ou pontos de coleta. Os Correios projetam uma alta de 8,18% nos envios relacionados à data, em comparação com o ano passado.
A Black Friday deste ano deve atingir a maior movimentação financeira desde que foi incorporada ao calendário do varejo em 2010, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A entidade prevê um crescimento de 4,3% em relação ao ano passado, já descontada a inflação no período.
Além dos descontos, a empresa afirma que apresenta novas soluções, como o simulador de cotação de tarifas e os serviços PAC e Sedex. Os Correios ainda destacam que oferecem serviços como entrega no mesmo dia com o Sedex Hoje, Correios Empresas e Coleta Interativa para parceiros de lojas físicas e digitais.
Desistência da greve
Os trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Bauru, em São Paulo, desistiram de entrar em greve por tempo indeterminado. Tocantins, que já estava em greve, suspendeu a paralisação. É que os sindicatos decidiram aceitar proposta da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos apresentada no final da tarde de quarta-feira (22) e aprovada em assembleia dos trabalhadores na noite passada.
Acordo
De acordo com a Findect, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios, a empresa atendeu as reivindicações da categoria e enviou para os sindicatos um termo aditivo, se comprometendo a fechar um acordo, no próximo dia 28, para que os trabalhadores desistissem da greve.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 24 de novembro de 2023.