A última sexta-feira de novembro já é esperada pelos consumidores brasileiros, com a consolidação das promoções de Black Friday, que, neste ano, será no próximo dia 28. A data movimenta as expectativas do comércio paraibano. O setor projeta um crescimento de 6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB).
De acordo com o presidente da Fecomércio-PB, José Marconi Medeiros, a expectativa é impulsionada pela “confiança do consumidor e pelas facilidades de pagamento oferecidas pelo setor”. Além dos tradicionais produtos eletrônicos e eletrodomésticos, a tendência é que itens de moda, calçados, cosméticos e perfumaria também tenham forte procura. “Isso reflete um interesse crescente dos paraibanos por compras que unem preço, qualidade e oportunidade”, avalia.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Nivaldo Vilar diz que a data movimenta o consumo, ajuda os lojistas a girar o estoque e serve como um aquecimento para o Natal, que é, comercialmente, o período mais forte do ano. “Além de impulsionar as vendas, o evento fortalece a relação entre consumidores e empresas, porque o cliente que é bem atendido na Black Friday tende a voltar depois. É uma data estratégica para toda a economia da cidade”, analisa.
A recomendação de Vilar para os lojistas é planejamento e divulgação antecipados das ofertas — tanto nas vitrines quanto nas redes sociais —, para que o comerciante obtenha bons resultados. Ele também destaca a importância de uma sinalização clara das promoções nas lojas, da oferta de horários estendidos e do reforço no atendimento. Descontos progressivos ou brindes para compras acima de determinado valor também podem ampliar o interesse dos consumidores.
O essencial, segundo Vilar, é que o cliente perceba que está fazendo um bom negócio: “E isso vai muito além do preço: envolve atendimento, confiança e transparência nas ofertas, principalmente na Black Friday, que já é uma das principais datas do varejo e representa uma oportunidade muito grande para o comércio local”, argumenta.
Ações promocionais
Nos centros comerciais da capital, as ações promocionais começam com um planejamento antecipado. O Shopping Sul, nos Bancários, investiu na divulgação em diferentes meios para atrair clientes. “Além das redes sociais, teremos comerciais na televisão, campanha com banners no próprio shopping e outdoors com parceiros em pontos na cidade”, afirma o gerente de Marketing Alexandre Barros. Ele destaca que, nesta época, as vendas costumam aumentar de 10% e 15%. “É uma estratégia simples e eficiente, com bons descontos, que antecede o ritmo de vendas do fim de ano”, ressalta.
Já a loja Ferreira Costa decidiu antecipar-se e começou a anunciar preços mais baixos a partir de 15 de outubro, na Esquenta Black Friday. Com isso, a procura já cresceu em mais de 30 %, segundo o gerente-geral da loja em João Pessoa, César de Oliveira.
Para ele, um dos segredos do sucesso é manter a credibilidade das promoções na data. “Black Friday de verdade é ter transparência com o consumidor, é trazer ofertas que são ofertas de verdade”, afirmou. Por isso, ele explicou que os preços que já começaram a ser anunciados desde o dia 15 de outubro permanecerão os mesmos. Desta forma, até o fim do mês, outros produtos vão entrar em promoção, mas as ofertas que já foram anunciadas já são válidas.
A procura mais alta resulta, inclusive, em mais vagas de emprego, conforme ressaltou a gerente de Recursos Humanos da Ferreira Costa, Virgínia Mendes. Ela explicou que a empresa está com diversas vagas temporárias abertas para atender à demanda desse período, assim como do período natalino, tanto na loja quanto no centro de distribuição localizado no município de Alhandra. “Nós temos um aumento de 15% a 20% de contratações”, disse. Segundo ela, é comum que de 85% a 90% dos funcionários temporários sejam efetivados. É possível se candidatar no site carreiras.ferreiracosta.com.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de novembro de 2025.